AtualidadeTecnologia e Inovação

Conheça as 10 caracteristicas que devem ter as soluçoes de digitalização do talento

O mercado de trabalho está a passar por uma transformação única devido à adoção crescente de processos automatizados e ao surgimento de novas tecnologias. Razão que torna o talento num elemento diferenciador para as organizações atingirem o sucesso. Neste contexto digital, o uso da tecnologia será fundamental para identificar e gerir os melhores profissionais de forma eficiente.

A Meta4, líder mundial em soluções de gestão e desenvolvimento de capital humano, apresenta dez características que uma solução tecnológica de recursos humanos deverá ter para enfrentar o desafio da digitalização de talentos:

  1. Organizar a estrutura da empresa e a sua atividade. Uma solução tecnológica de RH deve permitir gerir diferentes estruturas organizacionais de uma empresa, com base nas necessidades dos novos modelos de negócios digitais. Procura-se desta forma que as estruturas existentes possam coexistir com metodologias organizacionais típicas da era digital, como trabalho por projeto ou dependências “n-dimensionais”.
  2. Promover a digitalização das funções de RH. Além de servir como uma base de dados de informações relacionadas ao ciclo de vida do empregado, uma ferramenta tecnológica deve permitir que todos os processos de Recursos Humanos, internos e externos, sejam geridos digitalmente.
  3. Adaptar-se às mudanças do ambiente digital. É essencial que a solução seja flexível e evolua de acordo com a transformação do ecossistema digital, para que permita á empresa alinhar-se com as necessidades de seu modelo de negócio e com os seus parceiros, fornecedores, acionistas, etc.
  4. Oferecer uma “experiência digital” aos utilizadores. Além de digitalizar os processos que até agora eram tratados manualmente, uma ferramenta de RH deve fornecer uma experiência digital autêntica, atrativa, simples e com alto valor tanto para o utilizador final da solução como para o gestor de dados.
  5. Transformar dados em conhecimento. Converter dados em informações valiosas que ajudem as organizações a tomar as decisões corretas. A solução não deve apenas aumentar as perguntas certas, mas também facilitar as respostas corretas. Da mesma forma, permitirá à empresa antecipar situações como o risco de abandono em posições críticas, evitar o absenteísmo, antecipar a rotação voluntária ou detetar falta de compromisso.
  6. Melhorar a imagem interna e externa da área de RH. Uma solução tecnológica de RH deve gerir as pessoas que fazem parte da organização e aquelas que têm uma relação com ela, como clientes, acionistas ou candidatos. Estas ferramentas devem oferecer informações atualizadas sobre todos, para que permita á organização melhorar os seus processos de seleção, definir empregos, analisar o ambiente interno e externo ou estabelecer planos de desenvolvimento profissional. Em suma, deve ajudar os funcionários e colaboradores a ter um ambiente de trabalho transparente e transmitir-lhes os objetivos e funcionamento da organização.
  7. Capacidade autocrítica e exigências do ambiente digital. A solução de recursos humanos deve identificar as competências digitais que a empresa possui e as que pode precisar. Para isso, uma solução de RH deve identificar não só o conhecimento técnico dos candidatos e funcionários, mas também ser capaz de estabelecer se eles têm a atitude e comportamento digital necessários.
  8. Princípio de ação e reação. A imediação é um dos princípios fundamentais do contexto digital atual. Uma ferramenta que gira o talento deve permitir fornecer respostas imediatas e concretas a uma necessidade. Por exemplo, fornecer feedback e estabelecer um plano de desenvolvimento após um processo de avaliação ou abordar as possíveis questões levantadas pelos funcionários.
  9. SMACT. A aplicação dos conceitos “Redes Sociais” (Social Media), “Mobilidade” (Mobility), “Análise” (Analyze) ou “Dados grandes”, “Nuvem” (Cloud) e “Coisas” (Things) – Internet das coisas – deve ser integrada numa solução tecnológica de RH, com o intuito de o tornar numa solução avançada e que responde aos desafios tecnológicos que estão no futuro próximo.
  10. Uma solução de RH deve adaptar-se ao ritmo acelerado do contexto digital, de modo a que atue como um facilitador para alcançar os objetivos de negócios da organização.

 

 

Mais notícias

Previous post

Empresas de RH enaltecem impôrtância da inovação social para o futuro do mercado de trabalho

Next post

Porto recebe prémio para cidade portuguesa com melhor nível de inglês

Cristina Barros

Cristina Barros

Managing director do IIRH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *