Bem-estar no trabalho/Higiene e saúde no Trabalho

Como manter os seus colaboradores felizes?

Gerir uma equipa e garantir que todos os funcionários estão satisfeitos não é uma tarefa fácil. A verdade é que, muitas vezes, por mais que se esforce, é impossível agradar a todos. O segredo para evitar colaboradores insatisfeitos é fazê-los sentir-se reconhecidos e apreciados.

Se os colaboradores sentirem que a empresa investe neles, ficarão mais empenhados e motivados para retribuir. É da responsabilidade da empresa fazer com que os seus funcionários sintam que o seu trabalho vale a pena – as pessoas gostam de sentir que aquilo que fazem vale mais do que um simples salário ao fim do mês.

Conheça aqui algumas dicas para manter os seus funcionários felizes: 

Invista nos salários

Estudos realizados demonstram que um salário desadequado é a principal razão para funcionários insatisfeitos. Por este motivo, tente ser o mais justo possível no que diz respeito à compensação financeira da sua equipa. Se tiver possibilidade, ofereça um salário superior à concorrência – será benéfico para todos.

Quando as pessoas sentem que estão a receber aquilo que merecem, tornam-se mais produtivas e tendem a permanecer durante mais tempo na empresa.

Claro que, para também ser justo para a empresa, os salários devem ser proporcionais à experiência, competências e habilitações de cada um.

Divirtam-se em conjunto

Tente organizar momentos de descontração em equipa que promovam um melhor relacionamento entre todos. Juntar toda a equipa e realizar actividades em grupo é uma ótima forma para ter um dia diferente, mais descontraído e, consequentemente, os colaboradores sentir-se-ão mais motivados e produtivos.

Ofereça boas condições de trabalho

Uma causa crescente de descontentamento no trabalho está ligada às dores nas costas. Estas estão, geralmente, associadas à posição na secretária do trabalho. Se for possível, crie postos de trabalho ergonómicos e adequados à função de cada um.

Desta forma, melhora simultaneamente os custos de saúde e a produtividade dos colaboradores. Certifique-se que as cadeiras são confortáveis e com apoio lombar.

Considere o teletrabalho

Tem demasiados colaboradores que ligam a avisar que estão doentes? Ou presos no trânsito? Permitir que trabalhem de casa é uma ótima maneira de aumentar a produtividade. Um estudo realizado demonstrou que funcionários com esta possibilidade estão mais satisfeitos com o seu trabalho do que os que se deslocam ao escritório todos os dias.

Assim, em vez de perderem dias de trabalho, os colaboradores conseguem gerir melhor o seu tempo.

… e horários flexíveis

Outra maneira de beneficiar os colaboradores e mantê-los motivados é permitir que, por exemplo, trabalhem uma hora extra todos os dias e saírem mais cedo à sexta-feira.

Com isto, vai permitir que os colaboradores consigam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

image_pdfimage_print
Previous post

12 erros que vão destruir a imagem da sua empresa no Facebook!

Next post

CEGOC tem novo site

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *