Mercado de TrabalhoProdutividade

FQ9, Agro Conta e Help People são as melhores soluções desenvolvidas por alunos nacionais no âmbito da iniciativa Apps for Good

O CDI Portugal anunciou, no passado dia 13 de setembro, em evento realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, as três ideias de apps vencedoras da edição do Apps for Good 2015/2016. O Apps for Good contribui para uma alteração dos modelos educativos atuais no sentido de promover a criação de uma consciência de cidadania ativa e responsabilidade social desde a juventude. O projeto contribui igualmente para aumentar o interesse dos jovens pelas áreas tecnológicas, motivando para uma aprendizagem partilhada que reduza a desmotivação pela escola e consequente abandono escolar, criando competências pessoais de iniciativa e criatividade fundamentais num Mundo em permanente evolução.

As ideias de aplicações vencedoras:

A FQ9, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, é uma aplicação móvel, desenvolvida a pensar nos alunos do 9º ano a estudar Físico-Química. Apresenta tutoriais explicativos dos conteúdos do programa e a resolução de qualquer parâmetro das fórmulas Estimula assim o interessa e aumenta a motivação dos alunos para aprender os conteúdos desta disciplina.

A Agro Conta, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho II em Alijó,  é uma aplicação móvel, desenvolvida com o objetivo de auxiliar a economia de pequenos agricultores, pois vem registar os gastos realizados nas atividades agrícolas e os proveitos, de forma a verificar a viabilidade da exploração.

A Help People, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa,  é uma aplicação móvel para ajudar as pessoas a ultrapassar as dificuldades associadas a uma vida mais isolada. Reúne contactos de emergência e contactos para fazer tarefas simples do quotidiano como encomendar o pão, chamar um táxi ou pedir os medicamentos à farmácia local.

A Cook Wizard, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas, foi a solução escolhida pelo público, que durante uma semana teve oportunidade de votar online na sua proposta favorita. Sagrada vencedora do Prémio Escolha do Público, a Cook Wizard sugere aos seus utilizadores receitas organizadas por tipo de refeição, nível de dificuldade e tempo de execução, considerando ainda os ingredientes que o utilizador tem disponíveis em casa.

Durante a cerimónia de entrega dos prémios Apps for Good 2015/2016, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, declarou: “o que me entusiasma é o facto de que este projeto não deveria ser apenas mais um projeto, mas devia estar na rotina de uma escola, que é colocar o conhecimento ao serviço do que é relevante e, neste caso, ao serviço de uma cidadania mais informada, mais ativa, que pretende resolver problemas na sociedade.”

José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, um dos primeiros apoiantes do programa, sublinhou que “é um projeto de sucesso que pretende promover as capacidades e competências dos alunos, e no qual a DGE pretende continuar a apostar.”

 

 

Previous post

“Se queres transformar a sociedade, vem fazê-lo com a IES-Social Business School!”

Next post

WINNING é a primeira empresa na Europa a obter acreditação ASP®

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *