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Employee Experience Conference 2016 – “Com esta primeira edição, a EEC pretende juntar o mundo académico e empresarial para partilha de ideias e boas práticas na gestão de pessoas.”

A Employee Experience Conference 2016 consiste num dia extraordinário com profissionais e empresas de referência que irão partilhar as melhores práticas de gestão de pessoas. Irá juntar 200 participantes, desde executivos a alunos, que irão absorver novas perspectivas de como melhor gerir e repensar o local de trabalho e a experiência dos colaboradores. o InfoRH foi falar com uma das responsáveis por esta iniciativa, Diana Oliveira.

Como surgiu a Employee Experience Conference 2016?
Employee Experience, à semelhança do conceito de Customer Experience, refere-se a todas as interações realizadas entre um colaborador e a sua organização, desde a entrada na mesma até à sua saída. Pode ser definido como o processo através do qual uma empresa cria um local de trabalho em que as pessoas queiram e gostem de trabalhar, ao invés de apenas serem obrigadas a tal.

A ideia de criar uma conferência à volta do conceito de “Employee Experience” veio de um dos membros organizadores do evento, que na altura descobriu o conceito no meio das suas pesquisas sobre Recursos Humanos. No entanto, apercebeu-se que este ainda não estava muito bem desenvolvido, mas que tinha bastante potencial para ser explorado e aproveitado no tecido empresarial. A partir daí, instalou-se o “bichinho” de criar um espaço onde se pudesse discutir este tema, e para tornar essa ideia realidade procurou outros estudantes de RH que pudessem partilhar do mesmo interesse. Com a equipa completa, consolidou-se o conceito geral do evento até se chegar à definição atual da Employee Experience Conference (EEC).

Que metas pretende alcançar?
Com esta primeira edição, a EEC pretende juntar o mundo académico e empresarial para partilha de ideias e boas práticas na gestão de pessoas. Contamos com mais de 250 participantes e o principal objetivo é o de expandir os horizontes dos estudantes e gestores para que a experiência dos colaboradores passe a ter um maior foco nas agendas de gestores presentes e futuros. Esperamos também que esta seja a primeira edição de muitas e que o conceito perdure, pois acreditamos que este é um tema emergente e de elevada importância. Como tal, um espaço que permita esta troca de ideias e experiências torna-se indispensável para o crescimento e melhoria das práticas de gestão de RH.

Quem faz parte da organização desta iniciativa que anualmente junta profissionais e empresas de referência?
Esta iniciativa é totalmente organizada por estudantes (6 de mestrado e 1 de licenciatura) da área de Gestão de Recursos Humanos da ISCTE Business School. Temos o apoio do Núcleo de Estudantes de Recursos Humanos do ISCTE-IUL, da ISCTE Business School e do INDEG-ISCTE. 

Que publico pretendem chamar para este evento?
A EEC pretende reunir as atmosferas académica e profissional juntando alunos, professores e executivos que desejem partilhar e aprender boas práticas e novas tendências da gestão de recursos humanos focadas na “employee experience”, nomeadamente relacionadas com a motivação, produtividade, felicidade e “engagement” dos colaboradores.

Quais são os objetivos futuros da Employee Experience Conference?
O grande interesse demostrado pelas pessoas e a precoce venda total dos bilhetes sublinha a relevância do tema e a necessidade de dar continuidade à EEC. Tendo isto em conta, temos em vista o aumento da equipa organizadora e pretendemos duplicar o número de participantes para o ano que vem. A prioridade será garantir que o mundo académico se mantém atualizado com as novas tendências e necessidades do mercado e o mundo empresarial absorve e aplica as boas práticas já há muito provadas pela academia. Impulsionar o movimento do foco na employee experience nas organizações, através da criação de ligações e comunicação entre os dois mundos, é a nossa visão para esta conferência.

 

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Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

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