CarreiraRecrutamento e seleção

7 Dicas para um bom CV

Segundo o dicionário o CV é um conjunto de indicações relativas ao estado civil, situação, atividades passadas dum estudante ou dum candidato a uma função, um exame ou um concurso público.

Vejamos portanto o que deve ou não conter.

  1. A regra número 1 é a sinceridade, seja você mesmo quando escreve o CV. De nada adianta mentir pois as informações serão verificadas e irá arrepender-se. Além do mais terá perdido tempo.
  2. Dados pessoais: nome, apelido, morada telefone e e-mail. Não há necessidade de colocar o contribuinte ou o número da carta de condução. O CV deve dar vontade de conhecer o candidato numa entrevista. Os outros documentos serão pedidos mais tarde se for caso disso.
  3. Formação: mencione os últimos cursos que fez, na ordem do último para o primeiro. Mencione só os que foram realmente importantes para a sua formação profissional e as suas realizações.
  4. Experiência profissional: resuma o seu trajeto profissional em poucas linhas salientando as realizações mais importantes e os resultados alcançados em cada empresa. Faça-o sempre partindo da experiência mais recente para a mais antiga. Coloque a data de admissão e saída em cada empresa. Se as empresas não forem conhecidas faça um resumo muito curto do perfil da empresa, do sector no qual atua, da faturação e número de empregados.
  5. Línguas: seja honesto, não exagere o seu nível de línguas pois este será sempre verificado. Se é fluente ponha fluente, se tem um nível médio reconheça-o. Mencione os cursos de língua que tenha frequentado.
  6. Vencimento: não mencione pretensões salariais. Mesmo que o anúncio peça para mandar as pretensões salariais não o faça pois isso pode ser já um entrave a uma entrevista.
  7. Número de páginas: o CV deve ter entre uma ou duas páginas. O recrutador demora em média 45 segundos com cada CV, se este tiver mais de duas páginas apenas irá ficar com uma visão imperfeita do candidato.
  8. Manter o CV atualizado. Actualize regularmente o CV por forma a que este reflicta sempre o seu perfil de forma adequada.
imprimir
Previous post

Rui Guedes de Quinhones - Heading Recursos Humanos

Next post

LinkedIn: 20 dicas para melhorar

Cristina Barros

Cristina Barros

Managing director do IIRH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *