AtualidadeCarreira

9 Dicas para manter o foco e a produtividade no verão

Com o verão à porta começa a corrida às férias. Mas nem todos podem usufruir das maravilhas do sol, praia e do calor.

Nos departamentos quase vazios ou empresas a “meio gás”, há sempre quem fique para “segurar as pontas”. Para esses nem sempre é fácil manter a concentração e as rotinas de trabalho e é até bem possível que as distrações do verão possam influenciar a produtividade. Se é o seu caso, veja como pode manter-se focado e produtivo nos longos (e solitários) dias de trabalho no verão.

  1. Defina um plano diário

A melhor forma de se manter focado é  ter uma agenda de trabalhos definida. Seja no próprio dia ou no final do dia anterior organize as suas tarefas, defina a ordem de prioridades e os horários previstos para a realização dessas tarefas e, acima de tudo, respeite essa calendarização. Se não deixar que o ritmo lento do verão atrapalhe as suas rotinas e mantiver o seu trabalho estruturado certamente não vai sentir que está a desperdiçar tempo.

  1. Atualize as suas competências

Ao contrário do que acontece durante o resto do ano, os meses de verão são sempre mais calmos em termos de volume de trabalho. Aproveite para ficar a par das últimas tendências na sua área profissional ou até para adquirir novas competências. Se tiver algumas “horas mortas” pode sempre aproveitar para acompanhar alguns webinars, ler artigos ou mesmo participar em cursos online gratuitos.

  1. Reveja a sua lista de projetos ou tarefas

Nesta altura do ano é bem provável que a entrada de novos projetos ou tarefas fique em suspenso até ao final do período de férias. Portanto, aproveite este abrandamento no ritmo para rever os trabalhos que tinha (ou tem em mãos) ou estava envolvido. Desta forma, pode não só perceber o ponto de situação dos mesmos, como ainda definir a ordem de prioridade cada um deles.

  1. Mantenha-se ocupado

Se já completou todos os trabalhos pendentes para o verão, não se limite a ficar no seu gabinete à espera que o tempo passe. Use o tempo livre para rever o trabalho realizado e (se necessário) corrigir ou melhorar alguns detalhes, limpe a sua caixa de email, atualize o website da empresa ou dê início a projetos futuros, por exemplo. Se quiser, trabalho não falta.

  1. Estabeleça objetivos

Por vezes não basta querer manter-se motivado ou ter uma agenda estabelecida, é preciso um pouco mais do que isso. Sejamos francos, estar focado quando grande parte dos seus colegas está de férias e tudo parece estar a funcionar a “meio gás” não é fácil, mas pode ser se estabelecer objetivos para si mesmo. Defina uma meta para si (em termos profissionais) até ao final do verão, algo que o motive, como criar uma proposta para apresentar ao diretor de departamento ou da empresa, por exemplo. Vai ver que ajuda.

  1. Aproveite para fazer algo que tenha vindo a adiar

Sabe aquele projeto que tem na gaveta há já uns bons meses ou tarefa que tem ficado pendente porque não prioritária, pois bem se durante o resto do ano não teve oportunidade para se dedicar a isso, pode sempre fazê-lo durante o verão e aproveitar que tem mais tempo e disponibilidade para tal.

  1. Tire partido das suas melhores horas

Todos temos horas em que somos mais produtivos. Há quem trabalhe melhor pela manhã e quem seja mais produtivo durante a tarde. Sabendo quais as horas em que tem melhores índices de desempenho, tire partido disso.

  1. Reforce a moral

Todos sabemos como pode ser difícil manter o foco durante o verão. Para ajudar, nada como manter o ânimo positivo no local de trabalho. Certamente não está sozinho, portanto, juntamente com os seus colegas façam algo que vos ajude a manterem-se animados. Um almoço fora, um lanche de equipa, atividades desportivas no final do dia ou uma outra atividade do género pode ajudar a relaxar e a manter um ambiente mais animado.

  1. Reorganize o seu espaço de trabalho

Já deve ter percebido que esta é uma boa altura para se organizar e até finalizar assuntos pendentes. Se já tratou do seu email e das tarefas que tinha vindo a adiar, pode ainda aproveitar o verão para reorganizar o seu espaço de trabalho. A sua secretária, gavetas e/ou armários muito provavelmente estão cheios de papeis e documentos para selecionar e organizar. Trate disso.

Artigo publicado in: E-KONOMISTA

Mais notícias de interesse:

Previous post

Nacionais e Expatriados: uma reflexão sobre a diversidade

Next post

Sabe porque os grandes líderes leem ficção científica?

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *