AtualidadeDireito laboral

Adecco destaca importância dos direitos dos trabalhadores no mercado de trabalho global

A Adecco Portugal, líder na gestão de recursos humanos, destaca a importância dos direitos dos trabalhadores num mercado onde existem ainda muitas lacunas, no que diz respeito ao equilíbrio das leis que legislam estes mesmos direitos.

O mundo do trabalho tem evoluído de forma rápida, sendo que a tecnologia e a transformação digital têm tido um grande impacto, no que diz respeito à forma como a força de trabalho das organizações se encontra, atualmente, organizada.

Na maioria das vezes, a grande questão centra-se em como alcançar uma relação de proteção social justa para todos os tipos de colaboradores. Atualmente, ainda existem muitos casos de colaboradores que não possuem contrato de trabalho, e muito menos um contrato legal, aberto e adequado, a nível global.

Segundo a Adecco, as condições de trabalho devem ser equitativas, sem que sejam colocados encargos adicionais às empresas. Devem ser tidas em conta três áreas:

  • Direitos individuais – Os regimes de segurança social desatualizados devem ser adaptados às novas formas de trabalho, o que resulta numa maior igualdade entre trabalhadores, criando segurança sem prejudicar a flexibilidade do mercado de trabalho;
  • Facilidade de contratação e demissão – A legislação de proteção ao emprego deve ser modernizada para reduzir ineficiências no mercado de trabalho, no sentido de aumentar a inclusão, justiça e flexibilidade. Um exemplo, é a forte proteção contra o despedimento que prejudica alguns processos de trabalho, pois se por um lado existem trabalhadores que procuram novos desafios, existem outros que não encontram as melhores soluções para efetivarem a sua saída;
  • Novo diálogo social – Existe a necessidade de explorar novas formas de diálogo entre colaboradores, empregadores e clientes, a fim de incluir e representar os interesses de todos.

Segundo Carla Rebelo, Diretora Geral de Adecco Portugal, “Na Adecco, temos plena consciência de que vivemos tempos de transformação, bem como da necessidade que existe em moldar e gerir novas formas de trabalho para benefício de todos. Como líderes na indústria onde nos encontramos inseridos, o nosso empenho muitas da vezes passa pela defesa dos direitos dos colaboradores que, posteriormente, resultará num ambiente saudável para os nossos clientes, candidatos e associados. O desafio passa por encontrar formas de ampliar uma proteção social justa para todos, independentemente da sua categoria profissional e não restringindo os benefícios apenas a um grupo limitado de trabalhadores.

A Adecco encontra-se na vanguarda da mudança, e “com mais de 50 anos de experiência no mercado, preocupa-se em acompanhar tendências, bem como com tudo o que engloba o bem-estar laboral de todos os que connosco colaboram”, acrescenta a responsável.

A Adecco destaca ainda a importância da motivação e satisfação dos colaboradores no local de trabalho como fatores preponderantes para a produtividade. Quando potenciados refletem-se de uma forma positiva e saudável nas empresas, potenciando o desenvolvimento e evolução das mesmas.

 

Mais notícias de interesse:

Previous post

Stanton Chase - Executive Search Consultants reforça a sua presença com novos escritórios

Next post

This is the most recent story.

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *