Atualidade

Boas práticas da Laureate International Universities distinguidas mundialmente

A Laureate Education, Inc e as cerca de 70 universidades do Grupo Laureate International Universities que, em Portugal, detém a Universidade Europeia, o IPAM e o IADE – Universidade Europeia voltaram a ser  distinguidas mundialmente com a certificação B Corporation® atribuída pela B Lab – um movimento internacional com  mais de 2000 empresas em 50 países e 130 setores e que distingue as  boas práticas empresariais em prol de um impacto positivo no contexto social e ambiental.

Após uma avaliação rigorosa do B Lab, o Grupo Laureate, com cerca de 70 instituições de ensino superior em todos os continentes, obteve uma pontuação final de 104, quase 10 pontos acima do que obteve em 2015. A maior evolução relativamente à auditoria anterior consistiu no impacto positivo das instituições na vida dos estudantes e que aumentou cerca de 25 por cento. A par desta recertificação global, as instituições da Laureate International Universities em Portugal também voltaram a ser certificadas o ano passado, prevendo-se uma nova avaliação em 2019.

A certificação B Corporation reforça a importância da política de Responsabilidade Social da Laureate international Universities e o seu empenho no desenvolvimento de boas práticas ambientais, económicas e sociais, principalmente junto das comunidades onde o Grupo está representado.  A Laureate Education é a maior B Corp no mundo e a Laureate International Universities é o maior grupo internacional de ensino superior a obter a certificação em todas as suas instituições e subsidiárias, a par de ser a primeira rede mundial de ensino superior a obter a certificação B Lab’s Higher Education Addendum, específica para a instituições de ensino superior empenhadas a desenvolver um impacto positivo na vida dos seus estudantes.

Para Pedro Barbas Homem, Reitor da Universidade Europeia, esta certificação representa o reconhecimento internacional, por uma entidade externa com impacto global, do trabalho que a Laureate International Universities e as suas instituições em Portugal têm vindo a desenvolver para potenciar o desenvolvimento dos seus estudantes. “Estamos muito orgulhosos com esta distinção e ainda mais empenhados no nosso trabalho pela diversidade, equidade de oportunidades e pelo impacto positivo e duradouro na vida dos nossos estudantes, professores e colaboradores: Acreditamos que quando os nossos estudantes brilham, os países prosperam e as sociedades evoluem”, afirmou.

Eilif Serck-Hanssen, CEO do Grupo Laureate International Universities, partilha do mesmo sentimento de orgulho, “acreditamos que é possível transformar a vida das pessoas através da educação e influenciar de forma positiva e duradoura as comunidades que servimos, oferecendo, simultaneamente, uma atraente oportunidade de investimento para os acionistas”.

A recertificação que o Grupo Laureate International Universities acaba de obter evidencia, entre outras, as seguintes boas práticas:

  • Aproximadamente e em média, 46 por cento dos estudantes das instituições da Laureate International Universities provêm de grupos tradicionalmente desfavorecidos e de minorias, representando a primeira geração de muitas famílias a ter acesso ao ensino superior;
  • Cerca de 81 por cento das instituições têm pelo menos 95 por cento da sua equipa de administração proveniente do país onde estão inseridas;
  • Todas as instituições da Laureate International Universities apresentam um Programa de Cidadania Empresarial que inclui doações, programas de voluntariado, serviços pro bono e / ou programas de desenvolvimento comunitário;
  • 71 por cento das instituições da Laureate desenvolveram  um sistema de gestão ambiental sustentável e 86 por cento das instituições adotaram medidas de eficiência energética.

“O nosso objetivo com o B Lab, logo desde a sua criação, foi construir um movimento global de pessoas que utilizam a atividade empresarial como uma força para o bem e não posso deixar de referir que o compromisso da Laureate International Universities com a nossa missão, ao longo dos anos, tem sido notável”, referiu Jay Coen Gilbert, co-fundador do B Lab. “A Laureate International Universities continua a ser um campeão pelo seu impacto positivo na educação, economia e sociedade e os seus esforços em todo o mundo mostram que empresas de todos os tamanhos podem fazer o mesmo”.

O Grupo Laureate International Universities recebeu a primeira certificação B Corp em outubro de 2015 e as instituições de ensino superior que integram a sua rede em Dezembro de 2015. Atualmente existem mais de 2.300 empresas internacionais certificadas pela B Corp.

Mais notícias:

Previous post

Artigo: Informatização, Desemprego, Reconversão

Next post

Carlos Jerónimo nomeado novo diretor comercial da SAP Portugal

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *