AtualidadeEmpresasMercado de TrabalhoProdutividade

Boas Práticas RH na DHL Express Portugal

Por: Jorge Lopes, diretor de recursos humanos da DHL Express Portugal

O conceito de ‘membro da empresa’ foi inovadoramente introduzido na DHL Express Portugal em 1998 e a partir de então tem sido continuamente desenvolvido com o intuito de valorizar e envolver as nossas pessoas com a estratégia, os valores e a cultura da empresa, assim como de demonstrar que os nossos membros são sempre e efetivamente a nossa prioridade número um.

A estratégia internacional da DHL Express, denominada FOCUS, é constituída por quatro pilares fundamentais, sendo que o primeiro pilar é “pessoas motivadas”. É fácil entender a origem desta abordagem, pois estando nós na indústria dos serviços e muito particularmente nas entregas Expresso (Express Delivery) em todo o mundo, a questão emocional inerente à experiência de um cliente perante uma entrega urgente determina a avaliação crítica dos “momentos da verdade” do nosso serviço. Estes momentos ocorrem quando o destinatário recebe a sua encomenda expresso e quando o expedidor, algures no planeta, recebe a confirmação de que a encomenda que expediu através da DHL Express foi entregue com sucesso ao seu destinatário, no local e no tempo previsto. Somos na realidade uma empresa avaliada em simultâneo por dois clientes – o que envia (expedidor) e o que recebe (destinatário) –, não havendo muitos negócios com esta característica.

Assim sendo, o sucesso do nosso negócio está altamente dependente de termos pessoas motivadas, empenhadas em garantir um serviço de excelência e transmitir total confiança durante o processo, aproveitando todos os momentos da verdade para fidelizar os nossos clientes. No entanto, dizer que são as pessoas que fazem realmente a diferença é já um lugar-comum na gestão dos nossos dias, o verdadeiro desafio está em fazer disso uma realidade vivida e percecionada diariamente por todos. O conceito de membro reforça essa ligação entre cada pessoa e a empresa, assim como entre os próprios membros, onde cada um e todos – As One – contribuem e dão o seu máximo para entregar com sucesso aquela encomenda especial e urgente de cada cliente.

Um processo operacional com a complexidade e a dinâmica do nosso, aliado ao patamar de exigência a que nos propusemos ao nível da motivação dos nossos membros, implicam um forte investimento no desenvolvimento contínuo das pessoas e obrigam à definição de processos de gestão de RH robustos, ágeis e criativos. Tal aplica-se desde logo ao processo de integração, que tem início com um acolhimento verdadeiramente inovador, onde é proporcionada ao novo membro uma experiência como cliente do serviço DHL Express mesmo antes de iniciar o trabalho na empresa, seguindo-se um processo de indução, que permite o contacto com os vários setores da empresa. Posteriormente desenvolvemos o talento dos nossos membros através de um programa único de formação e certificação de Especialistas Internacionais (CIS – Certified International Specialists), composto por vários módulos em sala e on-the-job que se estende por vários meses. Existem ainda programas mais especializados para chefias consistindo numa Academia de Supervisão de excelência e programas de desenvolvimento de capacidades de liderança e coaching para Managers e Direção de topo. Cada membro tem o seu próprio “passaporte internacional CIS”, no qual se registam gradualmente os carimbos correspondentes aos vários módulos em que está certificado e que atesta o seu grau de Especialista em Serviço Expresso Internacional.

Todas estas práticas estão implementadas e têm sido enaltecidas por diversas entidades externas resultando no reconhecimento da DHL Express como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal, uma das 100 melhores para trabalhar na Europa e mais recentemente, na atribuição da certificação Top Employer Portugal 2018. Este mesmo reconhecimento foi conseguido também a nível Europeu (TOP EMPLOYER EUROPE 2018) e ainda a nível Global, sendo a DHL Express uma das apenas 13 empresas no Mundo a conseguir mais uma vez tal reconhecimento como GLOBAL TOP EMPLOYER 2018.

É evidente o impacto positivo destes reconhecimentos, quer para a gestão da empresa quer para os próprios membros, e o orgulho em podermos afirmar perante os nossos círculos de contactos pessoais que trabalhamos num dos melhores Empregadores Mundiais. Mas mais importante que os reconhecimentos externos são os reconhecimentos internos e é esse que tem de ser o foco da empresa, desde logo assumido na nossa estratégia FOCUS: garantir que os nossos membros têm um Ótimo Dia Todos os Dias.

imprimir

Previous post

Pode um carro fazer uma entrevista de emprego? Veja este vídeo

Next post

Já ouviu falar de trabalhos flexíveis?

IIRH

IIRH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *