Passaporte

Carlos Rosa é o novo Diretor do IADE

Designer de formação, o Professor Carlos Rosa acaba de assumir a direção do IADE- Universidade Europeia – a mais recente unidade orgânica da Universidade que, juntamente com o IPAM, faz parte do maior grupo mundial de ensino superior, a Laureate International Universities –, liderando já a partir do início deste ano letivo de 2017/2018 uma das melhores escolas de criatividade da Europa.

Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Carlos Rosa exerceu funções como Professor e Investigador em Design no IADE – Universidade Europeia, onde lecionou na Licenciatura em Design e no Mestrado em Design e Cultura Visual. Entre 2012 e 2014, é nomeado diretor da Licenciatura em Design no IADE – Universidade Europeia e, posteriormente, é convidado a dirigir a Escola de Tecnologias, Artes e Comunicação da Universidade Europeia. Em 2015, depois da aquisição do IADE pela Laureate International Universities, Carlos Rosa regressa a Santos já como vice-diretor da instituição pioneira no ensino de Design em Portugal.

Antes de iniciar funções de gestão académica, Carlos Rosa foi designer independente e consultor, assumindo funções de gestão de projeto e direcção artística. Conta com vários trabalhos implementados de norte a sul do país, destacando-se os da área do design de informação, consultoria e estratégia de conteúdo.

Em 2012 foi considerado “Ícone de Design” pela reputada revista Computer Arts. Foi galardoado pelo Centro Português de Design com o Prémio Nacional de Design para o biénio 2009-2011: Prémio Sebastião Rodrigues e integrou a lista de premiados do Prémio “Design Research Award“, atribuído pelo conceituado “International Institute of Information Design“, em 2011. Em 2007 arrecadou também uma Menção Especial no Prémio de Design João Branco, atribuído pela Universidade de Aveiro, com um projeto de design de símbolos e sinais aplicados ao contexto florestal.

Como diretor do IADE – Universidade Europeia, o professor Carlos Rosa pretende reforçar a diferenciação da oferta educativa e do modelo académico da instituição, através de uma estreita colaboração com o mercado e com parceiros da sociedade civil. “Pretendo também continuar a apostar no desenvolvimento das áreas de tecnologia, criatividade e inovação que têm vindo a posicionar o IADE – Universidade Europeia como uma referência na formação de estudantes de todo o mundo e como uma das melhores escolas internacionais de design”, concluiu.

Mais notícias de interesse:

Previous post

Worten vence Best Digital Workplace nos Portugal Digital Awards

Next post

Conferência: O que está a mudar nas direções de recursos humanos?

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *