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Cegos reinventa experiência formativa com 4REAL©

Cegos reinventa experiência formativa com 4REAL©, o primeiro curso blended customizado que inclui a transferência para o mercado de trabalho

Como líder mundial em Formação e Desenvolvimento, o Grupo Cegos fez do Digital Learning e do Customer Experience duas grandes prioridades. Ao trabalhar lado a lado com empresas e formandos, a Cegos está agora a reinventar a “Experiência de Formação”, com o objetivo de apoiar e acompanhar as mudanças no mundo do trabalho.

A mudança exige uma resposta sem precedentes: como pioneira no ensino à distância com a criação dos primeiros módulos de e-learning em 2001, a Cegos acaba de lançar o 4REAL©, uma abordagem totalmente nova, que se concentra na transposição operacional para longo prazo e que estará disponível no mercado nacional na primavera de 2018.

Transformação, profissionalização e inovação: três desafios críticos que as empresas enfrentam hoje

Com base nos serviços de consultoria e suporte que a Cegos oferece aos seus clientes, o Grupo identificou três grandes problemas que a comunidade empresarial atualmente enfrenta:

Transformação. De acordo com pesquisas do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), publicadas no estudo HR Change Readiness de 2015, as empresas passam pelo menos por cinco grandes mudanças a cada três anos. No entanto, 60% desses projetos são totalmente novos contribuindo para o desenvolvimento de uma maior incerteza e complexidade. Como resultado, as empresas encaram apenas um terço desses projetos como um projeto de sucesso.

Profissionalização. As empresas de hoje precisam de auxiliar os seus funcionários a desenvolver aptidões profissionais de forma contínua. Estima-se que no futuro, os funcionários vão mudar de emprego a cada dois anos. Isso significará desenvolver não só novas aptidões técnicas, mas também interpessoais, que são essenciais para o trabalho ágil, tanto individual como em equipa, num contexto de mudanças rápidas e contínuas.

– Inovação. Para responder a estes desafios, numa altura em que os métodos de aprendizagem estão a mudar e há uma infinidade de opções de formação disponíveis, as empresas precisam adotar uma abordagem ágil da inovação e fazer as escolhas corretas quando se trata do tema formação.

4REAL©, uma nova abordagem de formação

A tecnologia digital contribuiu para o desenvolvimento de uma maior oferta de programas de formação, com uma ampla gama de interações interpessoais e digitais disponíveis, desde o uso de smartphones em sala de aula até a criação de atividades digitais, ao lado das múltiplas possibilidades de partilhar experiências com outros através da aprendizagem peer-to-peer. No entanto, o que pode parecer adequado em termos pedagógicos e simples para o formador, às vezes pode ser complicado para o formando.

A pergunta “O programa de formação é apropriado?” já não é suficiente. Existem atualmente duas questões críticas:

– “O formando consegue aceder ao programa fácil e amigávelmente?”

– “É suficientemente inspirador para “verdadeiramente” envolver formandos à distância?”

Esta mudança de paradigma significa mudar de um design instrucional para design experiencial. Por outras palavras, entrar na pele do formando.

É com este fim em mente que a Cegos criou 4REAL ©, uma nova abordagem para o formando, centrada na eficácia.

A promessa: resultados profissionais e um impacto no desempenho, “de forma real”.

Disponível na plataforma on-line LearningHub @ Cegos ©, estes cursos 4REAL © cumprem os quatro critérios que as organizações atuais procuram:

  • Desenvolvidos em parceria com utilizadores finais, estes cursos blended (que integram formação presencial e à distância) oferecem uma solução de formação que visa a implementação a longo prazo de práticas profissionais e permitem que os participantes aprendam ao seu próprio ritmo;
  • Estes programas concentram-se na transposição do que foi aprendido para o local de trabalho: como resultado, os cursos não garantem apenas que os participantes entendam o conteúdo; produzem resultados no local de trabalho e contribuem para a melhoria do desempenho;
  • Estes cursos ATAWAD (any time, anywhere, any device) incluem a melhor tecnologia digital acessível a qualquer momento, em qualquer dispositivo, sempre que houver uma oportunidade adequada para aprender;
  • Por fim, estes cursos são personalizáveis, para atender às questões de desempenho do tecido empresarial e permitir que cada participante aprenda de acordo com suas próprias preferências.

Com uma variedade de opções de formação individual e em grupo, a Cegos já tem disponível cerca de 40 cursos que incluem a abordagem 4REAL©, principalmente nas áreas de desenvolvimento pessoal, eficácia profissional e gestão de pessoas e projetos.

Da mesma forma, a maioria dos principais programas de formação feitos à medida são construídos com base nas quatro características da abordagem 4REAL©. O mesmo irá ser aplicado a uma nova geração de cursos de formação corporativa que o Grupo irá lançar em breve.

Esta nova abordagem enriquece a gama de soluções já disponibilizadas pela Cegos: coaching, aprendizagem pura em sala de aula e módulos curtos de “3 horas para …” – soluções testadas e que complementam a solução 4REAL© respondendo às reais necessidades dos clientes.

José Montes, Cegos Group Chairman, conclui:

“As empresas esperam que as organizações de L&D estejam alinhadas com as suas necessidades em termos de serviços e desempenho.

É por isso que, como líder internacional no setor de L&D, tomámos a decisão há vários meses de reorientarmos o nosso core business (formação e consultoria) e oferecer às organizações serviços que se estendem ao longo de toda a cadeia de valor da formação.

Foram estas premissas que deram suporte às aquisições feitas recentemente pela Cegos (o principal fornecedor de formação da Alemanha e o principal fornecedor francês de gestão da formação) e levou ao lançamento do 4REAL©. Esta nova abordagem para o formando está a direcionar o posicionamento do Grupo Cegos ‘Beyond Knowledge, que expressa o nosso objetivo de oferecer aos nossos clientes muito mais do que apenas aprender “.

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