AtualidadeLiderança & gestãoMercado de Trabalho

ESTUDO: Colaboradores têm um papel cada vez mais relevante como touchpoint das marcas

“Numa era digital, as pessoas/colaboradores são um ativo cada vez mais relevante para a construção do posicionamento, da reputação e dos resultados das marcas com que trabalham.”

O Touchpoints Pulse é um estudo anual da ON STRATEGY que identifica e avalia a eficácia e a eficiência de mais de 200 touchpoints em 28 indústrias / setores de atividade da economia Portuguesa junto de um painel de mais de 40.000 cidadãos representativos da sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação. Desde 2010, o Touchpoints Pulse é desenvolvido anualmente através de um trabalho de campo desenvolvido entre os meses de outubro e fevereiro.

O Touchpoints Pulse tem por base a identificação espontânea dos pontos de contacto que as marcas têm com os clientes e consumidores em cada indústria / sector de atividade da economia Portuguesa. Todos os pontos de contacto identificados são posteriormente avaliados qualitativa e quantitativamente no que respeita a três dimensões:

  • Construção de posicionamento das marcas (social, individual, racional, emocional).
  • Construção de reputação das marcas (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira,).
  • Impacto no comportamento perante as marcas (confiança, compra, preferência, recomendação).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnSrategy, refere que:

“Num mundo caracterizado pelo stress do dia a dia, pela rapidez com que tudo acontece, pela permanente mudança de hábitos e atitudes, pela competitividade dos recursos financeiros, físicos, intelectuais e humanos, pela instabilidade e incerteza, e pela constante exigência com o sucesso, a relação impessoal tomou conta da rotina diária e as PESSOAS/COLABORADORES são cada vez mais valorizados como embaixadores das marcas, na relação com o stakeholder cliente / consumidor. Apesar de haver várias combinações de touchpoints, sub-touchpoints e resultados diferentes entre as diferentes indústrias / sectores de atividade da economia Portuguesa, em termos médios para as 28 indústrias / sectores consolidados, apenas 3 grandes conceitos têm uma avaliação de excelência de eficácia e eficiência”.

Para conhecer melhor este estudo e compreender a importância dos colaboradores como fonte de proximidade aos clientes, veja a próxima RHmagazine!

 

Outras notícias

Previous post

No seu 30.º aniversário, Grupo RHmais prevê um volume de negócios de 60 milhões de euros

Next post

Escola de Liderança e Inovação do ISCSP realizou o I Meeting das Academias Corporativas

Gonçalo Amorim

Gonçalo Amorim

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *