Comunicação interna

Porque é que o Mannequin Challenge pode ser uma boa ideia para a sua empresa…

Já ouviu falar do «Mannequin Challenge»? Se acha que é a nova dieta da moda está enganado, trata-se do último fenómeno viral nas redes sociais como o foi o “ice bucket challenge” no ano passado.

Até a selecção portuguesa de futebol se rendeu à nova moda:

Este fenómeno pode ser uma fantástica ferramenta de comunicação e assim reforçar a sua estratégia de employer branding.

Um fenómeno viral que começou nos Estados Unidos em outubro

O Mannequin Challenge foi inventado por um grupo de estudantes do liceu Edward White na Florida nos Estados Unidos no passado mês de outubro.  Em que consiste? Trata-se de que toda a gente fique imóvel, como se fossem manequins e outra pessoa filma a cena num vídeo em que todos se encontram como que imobilizados no tempo, em posições mais ou menos naturais. Enquanto isso, alguém passeia-se entre eles com uma câmara na mão, dando sensação de profundidade e uma realidade quase como que cinematográfica.

O conceito é simples e foi rapidamente adotado pelas redes sociais. Desde então pessoas anónimas, mas também muitas celebridades, desportistas e até empresas tentaram a experiência.

No dia 23 de novembro, um Mannequin Challenge foi organizado na Casa Branca após Barack Obama ter entregue medalhas a várias personalidades. Entre os participantes estavam Diana Ross, Michael Jordan, Robert Redford, Ellen DeGeneres, Bruce Springsteen, Tom Hanks, Robert de Niro  e ainda Bill e Melinda Gates.

 

Mannequin Challenge : uma ferramenta viral para o seu employer branding

Para dar vida à sua marca empregador pode contar com blogs, e-maillings e com as redes sociais. O vídeo não é ainda muito utilizado por medo aos constrangimentos técnicos e aos custos do mesmo.

No entanto, não deve abdicar do vídeo pois trata-se de uma ferramenta de comunicação extremamente eficaz:

– Cria proximidade e gere emoções se contar uma história,

– Permite uma memorização mais rápida do que um texto porque o seu conteúdo é mais atrativo,

– Aumenta o compromisso da sua comunidade e pode tornar-se viral nas redes sociais,

– Permite diferenciar-se dos seus concorrentes.

Então, não hesite! Avance!

O Mannequin Challenge reúne todas estas condições e permite difundir uma ou várias mensagens da sua marca empregador nas redes sociais e que estas sejam vistas pelos seus potenciais colaboradores.

Deixamos aqui alguns exemplos para se inspirar:

A filial espanhola da Amazon insiste na qualidade de vida dos colaboradores e no bom ambiente vivido na empresa. Para os futuros colaboradores o espaço físico no qual vão trabalhar e o mobiliário do escritório são considerados como essenciais.

O Mannequin Challenge permite dar a conhecer a cultura da empresa e os seus valores (inovação, proximidade, trabalho em equipa, etc.)

A ACIN, empresa tecnológica da Madeira mostra no seu Mannequin Challenge a descontração e o bom ambiente que se vive na empresa numa altura em que está a recrutar.

Para além de viver uma experiência diferente e original com os seus colaboradores e de assim reforçar o orgulho que sentem por pertencer à sua empresa não se esqueça que 85 % dos potenciais colaboradores procura informações sobre a empresa à qual se candidataram. O seu Mannequin Challenge vai chamar a atenção dos seus targets de recrutamento e assim melhorar a sua marca empregador.


Está convencido?

Se sim, faça-o sem perder tempo pois este fenómeno do Mannequin Challenge como outros fenómenos virais perde força muito rapidamente.

Previous post

Nuno Fórneas reforça equipa de gestão da Glintt

Next post

Novo ciclo para a BTS - Blended Training System

Cristina Barros

Cristina Barros

Managing director do IIRH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *