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Como tornar a empresa atrativa aos candidatos?

Por: Cláudia Dias, consultora de recursos humanos na Frederico Mendes & Associados

Quando se trata do recrutamento e da captação de talentos, todas as empresas querem estar posicionadas na mente dos candidatos como atrativas. Mas para que tal intenção se concretize, é imperativo adotar estratégias que diferenciem a empresa das restantes.

Cinco estratégias chave:

1.    Dedicar uma área no website ao recrutamento de novos colaboradores

  • Partilhe informação sobre o ambiente da empresa e os valores pelos quais esta se rege: forneça uma visão geral da cultura de trabalho da empresa e os valores e atitudes pelos quais se pauta;
  • Mencione oportunidades e desafios: aponte todas as vantagens e regalias que possam estar inerentes a um cargo na empresa;
  • Faça um apelo: num pequeno texto introdutório, apele aos candidatos que enviem o seu currículo e carta de motivação, caso achem que reúnem as condições necessárias para conseguirem agarrar a oportunidade.

Para além de mencionar informação relevante sobre a respetiva vaga(s), lembre-se que deverá ressalvar todos os aspetos que diferenciam a empresa das restantes. Opte por um discurso persuasivo e aliciante!

2.    Manter os candidatos atualizados

  • Aposte numa newsletter: mantenha os candidatos a par de conteúdos relevantes, tais como: eventos de interesse e materiais desenvolvidos, de qualidade, que posicionem a empresa como expert;
  • Utilize as redes sociais: utilize plataformas como o LinkedIn e o Facebook para publicar conteúdo relevante para este público-alvo;
  • Partilhe experiências: promova momentos informais em equipa, tais como: almoços, jantares e viagens, e divulgue essas iniciativas nas redes sociais.

3.    Promover a transmissão de conhecimento

  • Realize formações: promova formações em equipa que possibilitem a partilha de conhecimento por parte dos colaboradores mais experientes aos restantes;
  • Transmita a importância do trabalho de equipa: realize atividades de team building com os vários colaboradores que visem reforçar a sua coesão e a transmissão de conhecimento mútuo e partilhe a experiência.

4.    Participar em eventos realizados no meio académico

  • Marque presença em feiras de emprego: identifique feiras de emprego nas quais a sua experiência poderá representar um valor acrescentado. É uma boa forma de dar a conhecer a sua empresa a possíveis candidatos.
  • Participe em outros eventos académicos: integre eventos e concursos nos quais o seu know-how poderá ser um contributo importante, fornecendo orientação e avaliando as capacidades dos participantes.

5.    Criar programas direcionados aos candidatos

  • Realize estágios curriculares e profissionais: promova a realização de estágios curriculares e profissionais que permitam aos candidatos ter um contacto direto com a realidade da empresa;
  • Promova estágios de verão: crie estágios sazonais e preveja cargos para os candidatos, por forma a que consigam obter uma noção das oportunidades que a empresa tem para oferecer e aquelas em que o seu perfil melhor se enquadra.

Por último, mas de extrema importância, invista em mecanismos de comunicação interna capazes de garantir a satisfação e concretização dos seus colaboradores, uma vez que estes são os principais influenciadores da imagem da empresa aos olhos de futuros candidatos.

 

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