Retribuição e compensação

Conferência Anual da Ordem dos Economistas premeia tese que analisa os preços e os salários em Portugal

Prémio foi entregue na 12ª Conferência Anual da Ordem dos Economistas sobre o Orçamento do Estado para 2017 e premiou o aluno Fernando Martins. 

O economista Fernando Martins recebeu o prémio António Simões Lopes, melhor Tese de Doutoramento com um trabalho na área da economia. O trabalho analisa as origens e implicações da rigidez nominal de preços e salários em Portugal.

Em termos de definição de preços, os resultados da tese mostram que o grau de rigidez dos mesmos varia substancialmente entre os diversos setores. Pelo contrário, os ajustamentos salariais são definidos pelo quadro institucional em que decorrem as negociações: as empresas mais afetadas pelas alterações salariais, reduzem significativamente as contratações, levando a taxas de destruição de emprego consideráveis.

A tese mostra igualmente que, num contexto em que as alterações dos salários base são legalmente proibidas, a disponibilidade de componentes de remuneração (bónus, benefícios, promoções…) que podem ser congeladas ou reduzidas em circunstâncias adversas, contribui para compensar o impacto negative sobre o emprego.

O Júri do prémio António Simões Lopes é constituído por 6 elementos: Bastonário da Ordem dos Economistas (Presidente do Júri), por um Membro da Direção da Ordem dos Economistas, por dois elementos designados pela PwC e por dois representantes das instituições de ensino superior (nesta edição, o ISEG da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho).

Este Prémio visa distinguir a melhor tese de doutoramento na área das Ciências Económicas e Empresariais, aprovadas em provas públicas realizadas nas Universidades Portuguesas.

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

Apesar das incertezas as empresas na Europa continuam a investir e a procurar novas oportunidades de negócio e crescimento

Next post

36% das empresas em Portugal atribuem aos seus colaboradores subsídios de licença de maternidade acima do estipulado por lei

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Deixar uma resposta