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Conheça as 10 características de um líder de recursos humanos na era digital

A Meta4 revela as dez características fundamentais que os profissionais de recursos humanos devem encerrar para liderar a digitalização do talento nas suas organizações.

A digitalização das organizações é uma realidade a que assistem os seus colaboradores, das diferentes áreas, e responsáveis máximos e exige de todos uma adaptação e mudança de paradigma. Os líderes de recursos humanos deverão adotar novas competências e conhecimentos para que os novos desafios colocados pelo ambiente digital empresarial não os amedrontem.

Eis, então, as dez competências que farão dos líderes de RH profissionais preparados para o futuro:

  1. Pensamento estratégico: na era digital, o talento tornou-se um elemento de diferenciação para as empresas e é considerado a chave para o sucesso. Os líderes e diretores de RH devem adoptar um pensamento estratégico com o objetivo de capturar, reter e desenvolver os melhores profissionais.
  2. Curiosidade, agilidade e capacidade de aprendizagem: o ritmo da transformação tecnológica e avanços de inovação exigem aos líderes de RH uma constante necessidade de aprendizagem para identificarem e incorporarem tendências que levem a novos desafios e oportunidades e incitem à investigação. Da mesma forma, devido à velocidade dos atuais ciclos de vida de produção, entrega de produtos e serviços, os processos de RH devem ganhar agilidade para se adaptarem a este novo ritmo.
  3. Disposição para assumir riscos: a função atual de recursos humanos vai para além de tarefas administrativas, assumindo, agora, um papel nas decisões estratégicas de maior risco na empresa. O líder de RH digital deve compreender as necessidades do negócio e apresentar soluções com valor acrescentado.
  4. Facilitador: o surgimento da Cloud Computing e ferramentas sociais foi, inicialmente, uma preocupação para a área de recursos humanos. No entanto, além de focar o seu papel no controlo de processos ou questões regulatórias, os RH devem entender a tecnologia como um facilitador no alcance de melhores resultados nas suas organizações.
  5. Visão de futuro: no mundo digital, os líderes de recursos humanos desempenham um papel fundamental na identificação de oportunidades futuras, proporcionando às organizações as ferramentas necessárias para responder às necessidades que o mercado exige. Motivar o relacionamento das empresas com os seus potenciais candidatos, “pool de talentos”, antes do início do processo de seleção ou sucessão, serão questões fundamentais para reduzir a perda de oportunidades quando existirem vagas em posições críticas.
  6. Alinhamento com os objetivos do negócio: a inclusão do diretor de recursos humanos em comités de gestão é uma aposta estratégica para cumprir os objetivos de negócio das organizações. No entanto, para colmatar eventuais falhas neste pressuposto, as empresas optam por incorporar profissionais de outras áreas no lugar de chief human resources.
  7. Pensamento analítico: o líder digital de RH deve ter conhecimentos tecnológicos e analíticos para aproveitar o enorme potencial dos colaboradores da sua organização. Ter um pensamento analítico é fundamental para superar muitos dos desafios relacionados com compromisso, liderança, aprendizagem e seleção.
  8. Transparência e autenticidade: na era digital, todos temos acesso a informações sobre qualquer empresa ou produto. Torna-se imprescendível a validação da autenticidade daqueles que nos lideram.
  9. Empatia: como pioneiros na era digital, os líderes de RH devem levar o humanismo e a sensibilidade às empresas para favorecer o equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real. Devem ser capazes de fazer o trabalho mais humano, racional e simples, implementando políticas direcionadas para o cuidado e bem-estar dos funcionários.
  10. Capacidade de negociação: os líderes digitais de RH terão de aplicar manobras políticas e de negociação para garantir os recursos necessários que permitam desenvolver o talento nas suas organizações. O investimento em cursos de formação e liderança e em soluções tecnológicas de RH, são aspetos críticos para a evolução das empresas.

 

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