Atualidade

Edenred: Expansão comercial para a Europa Oriental

A Edenred, através da sua subsidiária UTA, acaba de adquirir uma participação de 51% da Timex Card, sedeada na Polónia e com uma operação em países como a Estónia, a Letónia, a Lituânia e a Ucrânia. A par deste crescimento por aquisição, a UTA irá também começar a desenvolver a sua operação na Bulgária. Nestes seis países, perto de 1.800 transportadoras recorrem a soluções da UTA, que conferem e facilitam o acesso a uma rede de parceiros constituída por mais de 54.000 estações de serviço.

Esta expansão comercial irá fortalecer a posição da UTA, que atualmente é considerada a segunda maior emissora de cartões de combustível multimarca na Europa Oriental, uma vez que contribuirá para um desenvolvimento mais rápido da sua oferta nesta região. A Polónia, sede da UTA, é já o país líder no mercado de transporte internacional a nível europeu e, em conjunto, com os países Bálticos conta com perto de 35% de quota do mercado de cabotagem (navegação entre portos marítimos do mesmo país) europeu, a nível de toneladas por quilómetro.

Estas operações estão em linha com o desenvolvimento estratégico da Edenred, assente na expansão do seu negócio no segmento de “Frota&Mobilidade” para a Europa Oriental, região onde Grupo tem já uma posição sólida no segmento de negócio de Benefícios Sociais.

“Há um ano atrás, quando a Edenred se tornou o acionista maioritário da UTA, manifestámos a nossa vontade de acelerar a expansão do desenvolvimento das suas soluções dedicadas a frotas de veículos pesados para a Europa Oriental. Com a aquisição da Timex Card tirámos partido desta oportunidade única de aumentar rapidamente a nossa presença em mercados em forte crescimento”, afirma Antoine Dumurgier, Chief Operating Officer da área de soluções de “Frota&Mobilidade”.

“A partir de agora, a UTA passará a estar ainda mais próxima dos seus clientes e, por isso, com mais capacidade de acelerar o desenvolvimento da sua oferta, afirma Volker Huber, Chief Executive Officer da UTA.

“A combinação entre a forte posição da Edenred no mercado com a oferta de soluções de elevada qualidade da UTA e a experiência da Timex Card, distribuidora durante mais de 25 anos no mercado polaco e há mais de dez anos nos países Bálticos e na Ucrânia, irá permitirnos alavancar o nosso negócio, aproveitando as novas oportunidades, afirma Andrzej Sklodowski, Chief Executive Officer da Timex Card.

Participação da Edenred na UTA irá aumentar para 83%

Após a decisão do grupo Daimler, no final de dezembro de 2017, de fazer uso da opção de venda da sua participação de 15% na UTA, a Edenred manifestou interesse em aumentar a sua participação para 66%. A Hermes Mineralöl GmbH, co-fundadora e acionista minoritária da UTA, manifestou também a sua intenção de fazer uso da opção de venda da sua participação de 17%. Estas transações estão agora a ser alvo de aprovação por parte de um conjunto de autoridades da concorrência e é expetável que estejam aprovadas no primeiro trimestre de 2018. Após a conclusão destas duas transações, a Edenred irá deter uma participação de 83% da UTA.

Espera-se que estas operações tenham um efeito gradual sobre o resultado líquido do Grupo ainda em 2017 e um impacto pouco significativo na dívida líquida consolidada.

Bertrand Dumazy, Chairman e CEO da Edenred, afirma que, “o aumento da nossa participação na UTA é, numa fase de aceleração da expansão geográfica para a Europa Oriental, um passo significativo para o desenvolvimento de soluções de “Frota&Mobilidade”, uma importante ação no desenvolvimento do nosso plano estratégico Fast Foward.”

No total, a expansão geográfica da Edenred para a Europa Oriental e o aumenta da sua participação na UTA representam um investimento de cerca de 180 milhões de euros

 

 

Mais notícias:

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

LG procura novos talentos para programa de estágios

Next post

mytaxi tem novo CEO

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Deixar uma resposta