Empresas

Edenred lança a “Edenred Factory”: incubadora de start-ups

A Edenred acaba de lançar a iniciativa “Edenred Factory”, um programa de empreendedorismo interno, à escala internacional, que convida todos os colaboradores do Grupo a tornarem-se empreendedores, apoiando projetos com um elevado potencial de se virem a tornar start-ups. Em março de 2018, o Comité Executivo do Grupo irá selecionar os dois projetos que serão incubados durante 6 meses. Esta iniciativa reflete totalmente a estratégia do Grupo assente no domínio da Inovação.

De dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, os colaboradores da Edenred podem submeter os seus projetos baseados nas suas duas principais linhas de negócio: Benefícios Sociais e Soluções de Frota & Mobilidade. Em março de 2018, os candidatos irão apresentar os seus pitches ao Comité Executivo do Grupo, que irá selecionar os dois projetos vencedores, cujo desenvolvimento está previsto acontecer entre abril e setembro de 2018.

Os projetos de empreendedorismo vencedores terão direito a uma licença temporária durante os primeiros 6 meses de incubação dos seus projetos, para que se possam dedicar a estes nesse período. Para garantir todo o apoio de que necessitam, os responsáveis pelos dois projetos vencedores ficarão instalados nos escritórios da sede da Edenred, onde irão receber toda a assessoria e apoio necessários por parte das equipas de inovação e de consultoria digital do Grupo.

Após esses 6 meses, os dois projetos voltarão a ser avaliados. Em função do potencial determinado nesse momento, os projetos terão um dos seguintes desfechos: 1) ser implementados pela própria Edenred ou o suporte de que necessitam para sairem do estado de incubação e se tornarem numa unidade de negócio independente.

 

Um novo passo em direção à estratégia de inovação da Edenred

Enquanto percursora de uma linha de atuação assente na “open innovation”, a Edenred desenvolveu um sistema global que antecipa as tendências e explora os ecossistemas próximos das suas linhas de negócio.

O Grupo tem estado, por isso, a trabalhar, em conjunto, com o fundo de investimento Partech Ventures, desde 2011, através do apoio a jovens empresas com uma capacidade de rápido crescimento, ligadas à economia digital, tais como: novos serviços através da Internet, e-commerce, e-marketing, novos meios de pagamento, serviços baseados no online e no mobile (e/m/s-commerce, logística, recrutamento, educação, cuidados de saúde, etc.) e adoção de novas tecnologias (ligadas à conectividade, ao marketing e a outras aplicações tecnológicas).

Em 2012, a Edenred fundou a Edenred Capital Partners, a sua própria operação de capital de risco, com o objetivo de adquirir participações minoritárias, geralmente sob a forma de co-investimentos com outros fundos, em projetos de inovação com um elevado potencial de crescimento e com um posicionamento próximo das áreas de negócio do Grupo. Em França, a Edenred Capital Partners investiu em projetos como La Compagnie des Cartes Carburant, Lucky Cart, ProwebCE, Zenchef, Ouiteam and Addworking. Esse investimento também aconteceu em países como o Reino Unido, nomeadamente nas empresas LaunchPad Recruits e na Beamery.

“A Edenred encontra-se bem posicionada no domínio das start-ups através das suas parcerias com a Partech Ventures e a Edenred Capital Partners. A Edenred Factory irá potenciar a emergência de ideias disruptivas internamente, com elevado potencial para a atividade do Grupo, as quais serão convertidas em projetos reais. Através de uma combinação entre a agilidade de uma start-up e o poder de uma multinacional, a Edenred Factory representa o último passo da Edenred em direção à sua estratégia global”, sublinha Elie du Pré de Saint Maur, Vice-Presidente Executivo de Marketing e Estratégia.


Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Veja estas notícias..

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

Matthieu Douziech, Founder & CEO da Harpoon.jobs - “O tinder dos recrutamentos”

Next post

Plataforma HED INSPIRE EVERY DAY lança conteúdo inspirador para a comunidade de talento nacional

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Deixar uma resposta