A Edenred, líder mundial em soluções transnacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, anunciou o seu investimento no fundo da Partech Ventures dedicado a África. Com o objetivo de recolher 100 milhões de euros, o fundo investe em empresas jovens e com uma elevada e rápida capacidade de crescimento, que operam atualmente no mercado africano e têm iniciativas ligadas à Economia Digital, em setores tão diversos como o mobile commerce, o setor logístico, a área de recrutamento, o social commerce, a educação e a saúde. O investimento da Edenred tem como objetivo ampliar a parceria com a Partech Ventures e fortalecer o seu sistema global de inovação.

Um continente em rápido crescimento

O crescente processo de urbanização, o desenvolvimento de uma classe média fortalecida, a industrialização e a expansão do setor dos serviços apontam para que a transformação de África numa das regiões com maior crescimento económico do globo, ocorra já na próxima década. Em linha com estas tendências, a emergência de sistemas transnacionais inovadores, que se tem refletido no aumento de pagamentos móveis e de iniciativas de e-commerce, está a estimular o desenvolvimento de novas soluções em todo o continente africano.

A Edenred encontra-se atualmente numa posição privilegiada para analisar estas alterações no continente africano. Com operação em mais de 42 países até à data, o Grupo esteve presente em África e no Médio Oriente cerca de dez anos, disponibilizando soluções ligadas aos Benefícios Sociais, Frota&Mobilidade e Incentivos e Recompensas, em países como Marrocos e o Líbano. A par dessa presença, a Edenred desenvolveu programas sociais públicos, em África, no setor agrícola, com o objetivo de facilitar o acesso a sistemas de produção. Mais recentemente, através da sua joint venture C3 Card, a Edenred lançou nos Emirados Árabes Unidos, um conjunto de cartões destinados ao pagamento de vencimentos, para colaboradores sem conta bancária. Por fim, com o lançamento do Edenred Corporate Payment, o Grupo espera lançar o sistema de pagamento EasyPay da IATA, em diversos países africanos, nos próximos três anos.

Partech Africa, uma iniciativa que completa o sistema de inovação da Edenred

Enquanto pioneira na área de open innovation, a Edenred desenvolveu um sistema global que antecipa tendências e explora ecossistemas próximos do seu core business.

O Grupo tem trabalhado com a Partech Ventures desde 2011, no apoio a jovens empresas, com uma rápida capacidade de crescimento e ligadas à Economia Digital, em áreas como novos serviços baseados na web, e-commerce e novas formas de pagamento. Até à data, a Edenred investiu um total de 25 milhões de euros nesta ação.

Em 2012, a Edenred fundou a Edenred Capital Partners, a sua própria iniciativa de capital de risco, com o objetivo de adquirir participações minoritárias, tipicamente sob a forma de investimentos partilhados com outros fundos, em projetos inovadores, com um elevado potencial de crescimento em áreas próximas do seu negócio. A Edenred Capital Partners investiu, de forma expressiva, na La Compagnie des Cartes Carburant, na Lucky Cart, na ProwebCE, na Zenchef, Ouiteam e na Addworking (França), bem como na LaunchPad Recruits e na Beamery (Reino Unido).

Em 2017, o Grupo lançou a iniciativa Edenred Factory, um programa de empreendedorismo interno, à escala internacional, que convida todos os colaboradores do Grupo a tornarem-se empreendedores, apoiando projetos com um elevado potencial de se virem a tornar start-ups. Em março de 2018, o Comité Executivo do Grupo irá selecionar os dois projetos que serão incubados durante seis meses.

Elie du Pré de Saint Maur, Executive Vice President, Marketing and Strategy da Edenred, explica que “África está em rápida transformação e as suas revoluções tecnológicas irão ajudar a gerar novas soluções disponíveis para empresas, colaboradores, comerciantes e consumidores”. “O nosso investimento no fundo dedicado a África da Partech Ventures confere à Edenred um acesso privilegiado a estas novas oportunidades de desenvolvimento”, adianta.

Cyril Collon, General Partner do fundo de investimento da Partech Ventures para África diz, em comunicado, que a “Edenred é um parceiro de longa data da Partech”. E acrescenta: “Estamos satisfeitos por poder contar com o conhecimento da Edenred em regiões com economias emergentes e com o seu conhecimento e experiência a nível de pagamentos no segmento B2B, especificamente no que se refere a ecossistemas transnacionais”.

Voltar à homepage

 

 

 

Mais notícias:

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

Ram Charan de volta a Portugal

Next post

Uma nova forma de construir histórias

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Deixar uma resposta