A Automatic Data Processing (ADP) e a International Data Corporation (IDC) desenvolveram um estudo que identificou os oito desafios que a gestão do capital humana enfrenta atualmente.

A ADP e a IDC, consultora de estudos de mercado para a área de tecnologias da informação, desenvolveram um estudo que procurou compreender os novos desafios da gestão do capital humano. O HCM Dynamics EU contou com a participação de dois mil diretores de recursos humanos europeus e os seus resultados permitem avaliar a evolução da gestão do capital humano e identificar as áreas que exigem da função RH desenvolvimento e adaptação.

As preocupações dos gestores de recursos humanos entrevistados constituem os oito desafios identificados e caracterizam o futuro da função RH.

1. Transformação digital: os diretores de recursos humanos devem manter-se atentos aos desenvolvimentos tecnológicos e integrá-los com êxito nos seus processos, para deles retirarem o máximo partido.

2. Regulamentos: o RGPD é a bandeira deste ano em matéria de legislação. Entrará em vigor a 25 de maio e exige que as empresas atuem de forma ativa.

3. A escassez de talentos e as condições do mercado de trabalho: a guerra pelos talentos intensifica-se. A marca empregadora e os processos de onboarding devem ser trabalhados para que as empresas consigam competir, atrair e reter talento.

4. Harmonização dos processos: é necessária para o bom funcionamento e velocidade da ação e requer uma eficaz organização e uma comunicação perfeita.

5. Tomada de decisão com base em dados: o analytics de RH está a ganhar cada vez mais apoiantes. Inspirada no marketing, assume que as ações resultam de uma análise de dados tangíveis.

6. Adaptação dos recursos humanos às necessidades locais.

7. Avaliação das expectativas dos colaboradores.

8. Inteligência Artificial (AI): causa preocupação e inquietação sobre o futuro da função RH, mas utilizada corretamente ajudará a otimizar o tempo do responsável de recursos humanos e a aliviar alguns procedimentos que possam ser automatizados.

De acordo com o estudo HCM Dynamics EU, os diretores de recursos humanos deverão questionar continuamente os processos de RH, dominar a tecnologia e concentrar-se no desempenho da empresa para combinar a gestão do capital humano com as exigências do futuro.

 

Voltar à homepage

 

Mais notícias:

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

Saiba como reter o talento na sua organização. Apenas 3 vagas para formação exclusiva do IIRH

Next post

Maria João Ceitil é a nova coordenadora de projetos de consultoria de recursos humanos da CEGOC

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Deixar uma resposta