AtualidadeMercado de TrabalhoTecnologia e Inovação

Foram criadas mais de mil empresas tecnológicas nos últimos 12 meses!

Pela primeira vez no tecido empresarial português foram constituídas mais de mil novas empresas tecnológicas num período de 12 meses, de acordo com a análise que a Informa D&B realizou para o evento do programa Ativar Portugal da Microsoft.

 

  • Maioria das empresas de tecnologia tem menos de 5 anos;
  • Quase 3% do tecido empresarial com menos de 5 anos são empresas do setor tecnológico;

 

A grande maioria das empresas tecnológicas portuguesas pertencem aos segmentos das empresas jovens (entre 1 e 5 anos) e adultas (6 a 19 anos). Nos últimos anos aumentou significativamente o número de iniciativas neste setor, duplicando o número de nascimentos de empresas na última década.

 

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B:

“a análise que fizemos para a Microsoft mostra-nos um setor que é por natureza inovador e que, como tal, se está a desenvolver a uma grande velocidade, mas que está também a desempenhar um papel relevante no tecido empresarial, já que quase 3% de todas as empresas com menos de 5 anos são do setor tecnológico.”

 

1032 tecnológicas criadas nos últimos 12 meses

Entre Abril de 2016 e Março de 2017 foram criadas 1032 empresas com os respetivos Códigos de Atividade Económica relacionados com a tecnologia. (ver quadro com os CAE’s das tecnológicas em anexo)

O aumento de empresas tecnológicas constituídas em cada ano não foi consecutivo desde 2007, com alguma irregularidade entre 2009 e 2014. Mas, visto na perspetiva dos 10 anos que compõem esta análise, há uma clara tendência para o crescimento do nascimento destas empresas. As Atividades de Consultoria Informática e as Atividades de Programação Informática destacam-se de todas as outras, respetivamente com 401 e 358 novas empresas criadas nos últimos 12 meses, representando 39% e 35% do total das empresas tecnológicas criadas nesse período.


Maioria das tecnológicas têm menos de 5 anos

Em relação ao tecido empresarial o maior rácio de empresas tecnológicas verifica-se entre as empresas com menos de 5 anos, com quase 3%. As tecnológicas vão perdendo peso no universo do tecido à medida que a idade das empresas evolui. Em 31 de Março de 2017, estavam registadas 7020 empresas tecnológicas (embora nem todas tenham de facto atividade comercial), que representam 1,8% do total de todas as empresas em atividade em Portugal.

O maior número de empresas tecnológicas pertence aos segmentos das empresas jovens e das empresas adultas, com 2270 e 2016 empresas, que faturaram 501M€ e 1877M€, respetivamente, de acordo com os últimos dados disponíveis (2015). Em conjunto com as start-ups, as empresas jovens representam quase 3% do total do das empresas jovens do tecido empresarial. A dimensão média de volume de negócios das empresas do setor tecnológico é inferior ao universo empresarial (606 mil euros vs 988 mil euros).

O conjunto total das tecnológicas faturou em 2015 mais de 3,2 mil milhões de euros, empregando quase 44 mil pessoas. Nesse ano, estavam registadas e com atividade comercial 5318 empresas.

 

Outras notícias

Previous post

Ex-Presidente da Federação Europeia de Gestão de Risco reforça Grupo MDS na Europa

Next post

A Importância de um bom ambiente e de uma cultura virada para os colaboradores!

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *