AtualidadeRecrutamento e seleção

A força do candidato

Personalizar é a palavra-chave na gestão dos recursos humanos hoje em dia.

Nunca a expressão “cada caso é um caso” fez tanto sentido. De facto, o mercado dos recursos humanos mudou totalmente na última década até chegarmos ao paradigma de hoje: todos os candidatos têm necessidades próprias e só um tratamento personalizado que tem em conta todas as variáveis, levará os processos de recrutamento a bom porto.

Quem agora dita o ritmo de um processo de recrutamento não é a empresa que está a contratar nem a empresa de recursos humanos que faz a identificação dos perfis mais indicados. O poder hoje é do candidato, sobretudo, nas faixas etárias mais jovens.

O candidato comanda a candidatura, ao estar recetivo e ativo no mercado. Nas faixas etárias mais baixas, existe muitas vezes abertura para procurar constantemente novos desafios. O candidato comanda a entrevista ao determinar a data e hora que mais lhe convém sem ter grande flexibilidade quanto a isso e comanda também a sua continuidade no processo, na medida em que o seu interesse é variável consoante as suas perceções.

O desafio é entender a dinâmica de mercado e criar estratégias que permitam amenizar este fosso entre expectativas das empresas e dos candidatos.

Estamos claramente a passar de uma gestão de números para uma gestão de pessoas, de uma gestão objetiva para uma gestão subjetiva, de uma gestão planificável para uma gestão imprevisível e incerta quando mensurado o retorno quantificável imediato para as empresas.

Desde há muito que o desafio já não passa só por reter, mas por identificar, atrair e entender claramente o que “move” individualmente um candidato não só a escolher um projeto, como entender o que o fará continuar.

Grandes e pequenas empresas enfrentam os mesmos dilemas: entender o que move os candidatos. Só indo ao encontro das suas necessidades, é possível ter profissionais felizes e motivados que por sua vez contribuam ativamente para o sucesso da empresa onde se inserem.

POR: Mafalda Vasquez – diretora geral da Msearch

Outras notícias de interesse:

Previous post

EDENRED escolhida pela IATA para desenvolver o seu sistema de pagamentos electrónicos

Next post

Employer Proposition Value - Edição de julho/agosto da RHmagazine já está nas bancas!

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *