Atualidade

Futurália está de regresso e com novidades

A maior feira de educação, formação e empregabilidade está de volta à FIL, no Parque das Nações. A 11.ª edição da Futurália decorre entre os dias 14 e 17 de março e traz novidades. A imagem e o mote do evento mudaram. O verde deu lugar ao laranja e a mensagem deste ano é “Não há dois Futuros iguais. Escolhe o teu”.

Mas há mais novidades. Embora se mantenha especialmente dedicada a estudantes, pais, professores e instituições de ensino, em 2018 o público mais adulto também está contemplado no programa do evento. O novo espaço “Futurália Emprego & Empregabilidade” destina-se a jovens, recém-licenciados, jovens, adultos desempregados e a quem procura uma mudança de carreira. Contará com a presença de entidades empregadoras, empresas de recursos humanos e de formação e entidades gestoras de programas de medidas e incentivos à empregabilidade. Os objetivos deste novo espaço residem na divulgação da oferta de soluções de emprego, formação e estágios, na promoção da empregabilidade com sucesso e do empowerment e na divulgação de caminhos alternativos para os casos de desemprego de longa e curta duração.

Para Alzira Ferreira, Diretora da Futurália, “esta nova área de exposição é algo que estava nos planos há já algumas edições, mas era necessário estruturar muito bem a ideia”. “Agora chegou o momento de avançarmos e acreditamos que tem tudo para ser um sucesso. Na verdade, surge como uma evolução natural de uma feira que pretende responder às necessidades do seu público mais jovem, mas também de um outro mais adulto. O que se pretende é que este seja um espaço de capacitação e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e onde vão acontecer sessões de piching e coaching, de recrutamento e networking, tendo em vista a promoção da interatividade entre os intervenientes e, acima de tudo, a geração de conhecimento”, explica em comunicado enviado às redações.

Na sua missão de confrontar a juventude com as suas opções quanto ao futuro académico e profissional, a 11.ª edição da Futurália volta a contemplar uma mostra abrangente de áreas e níveis de qualificação de ensino superior e profissional, num espaço de exposição e interatividade superior a 20.000 m2, onde as universidades estrangeiras marcam presença. Complementarmente à feira, irão realizar-se, à semelhança do ano anterior, iniciativas como a Dream Conf – Conferência do Sonhadorismo, o Teatro Inglês Interativo, diversos workshops e inúmeras atividades de carácter lúdico e de animação, destacando-se o Palco Futurália, num certame que pretende oferecer aos jovens a possibilidade de interagir, vivenciar e experimentar várias profissões, com o objetivo de os ajudar a encontrar o seu talento ou as áreas de interesse.

O Fórum Futurália terá, nesta edição, como principal tema a “Educação, Património e Conhecimento”. Esta escolha surge no seguimento da nomeação de 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural, pela União Europeia, e pretende promover o debate sobre a importância de estimular o interesse dos jovens pelo património local, nacional e europeu. Ainda no âmbito desta efeméride, a Futurália vai realizar uma outra iniciativa designada FuturáliaCult, uma mostra de projetos de dança, teatro, música, artesanato, desenvolvidos pelos alunos dos Ensinos Superior, Secundário e Profissional.

A Futurália 2018 volta a reunir um Conselho Estratégico presidido pelo Professor Marçal Grilo e composto por representantes de entidades de referência nas áreas da educação, formação, emprego e juventude. A Fundação AIP através da FIL, espera atingir os 80 mil visitantes e mais de 500 entidades e empresas presentes com oferta formativa nacional e internacional.

 

Mais notícias:

Previous post

Novabase irá recrutar 100 jovens em 2018

Next post

LG procura novos talentos para programa de estágios

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *