AtualidadeMercado de Trabalho

Guia do Mercado Laboral 2017: 79% das empresas com dificuldades em recrutar talento

A Hays apresenta o seu Guia do Mercado Laboral 2017, uma análise detalhada das tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal, com base em inquéritos realizados junto de mais de 840 empregadores e cerca de 2600 profissionais.

De acordo com a edição deste ano, e pela primeira vez desde que são efetuados estes inquéritos, a percentagem de empregadores que querem contratar (73%) ultrapassou a de profissionais que pretendem mudar de emprego (71%).

Só no ano passado, 53% dos profissionais qualificados recusaram ofertas de emprego, um aumento de 6 pontos percentuais comparativamente a 2015.

79% das empresas revelam já dificuldades em recrutar talento, sendo que mais de metade destas empresas tiveram de optar por contratar pessoas pouco adequadas às suas necessidades. Em 22% dos casos, esta dificuldade levou mesmo a algum tipo de quebra nos resultados do negócio.

Outras conclusões do Guia do Mercado Laboral 2017:

• 73% dos profissionais estão insatisfeitos com a sua progressão de carreira e 60% estão insatisfeitos com o pacote salarial;

• 59% dos empregadores consideram que as instituições de ensino não preparam adequadamente os profissionais para o mercado de trabalho;

• Percentagem de empresas que querem recrutar é superior nas Regiões Norte (80%) e Centro (82%);

• Turismo & Lazer e Tecnologias da Informação são as áreas mais críticas em termos de recusas de ofertas de emprego. 76% e 64% dos profissionais, respetivamente, recusaram ofertas de emprego em 2016.

“Nunca o interesse dos candidatos em mudar de emprego se apresentou em níveis tão baixos como o deste ano. É a primeira vez que a percentagem de empregadores a querer recrutar ultrapassa a de profissionais interessados em conhecer novos projetos. As consequências desta tendência serão imprevisíveis e caberá às empresas prepararem-se estrategicamente para um possível cenário de escassez de profissionais qualificados.”

afirma Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal.

Outras notícias de interesse?

Previous post

Relações no local de trabalho. Bom ou mau?

Next post

Que escolhas precisas de fazer hoje?

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *