Formação e coaching

Ivo Soares eleito embaixador português da Semana Europeia da Formação Profissional

Ivo Soares, cantor, compositor e pianista, foi selecionado como embaixador português para a Semana Europeia da Formação Profissional 2017, a ter lugar de 20 a 24 de novembro.

Organizada pela Comissão Europeia, a Semana envolverá centenas de eventos em toda a União Europeia (UE) para destacar os benefícios que a Educação e Formação Profissional (EFP) trazem para pessoas de todas as idades. “Descobre o teu talento!” é o lema da campanha e Ivo Soares vai apoiá-la, reforçando que a EFP e os estágios são uma escolha inteligente que ajudam na obtenção de empregos de alta qualidade e maiores taxas de empregabilidade.

Ivo Soares faz parte de um grupo de embaixadores de diferentes Estados-Membros da UE que se voluntariaram para difundir a mensagem sobre a EFP nos seus países de origem, tendo sido selecionado pelas autoridades nacionais e pela Comissão para este prestigiante papel devido ao seu perfil inspirador.

“Descobri o meu talento na minha própria casa; ambos os meus pais são artistas e sempre fui muito influenciado pela arte, principalmente pela música”, adianta Ivo, acrescentado que “decidi fazer parte deste projeto porque diz respeito a uma das coisas mais importantes no mundo: assegurar o futuro do nosso país, assegurar o futuro dos jovens”.

Marianne Thyssen, Comissária Europeia do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, diz que “fazer da formação profissional uma primeira opção – não uma segunda escolha – é o centro da Semana Europeia da Formação Profissional”.

O vice-presidente da Comissão Europeia para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, acrescenta que “os países mais competitivos da UE, e do mundo, são aqueles que investem mais nas competências da sua população”.

No ano passado, cerca de 1000 eventos ocorreram em toda a Europa durante a Semana Europeia da Formação Profissional, atingindo cerca de um milhão de partes interessadas. A Semana de 2017 deverá atrair uma participação ainda maior.

O alcance total das hashtags da campanha, #EUVocationalSkills e #DiscoverYourTalent no ano passado foi de mais de 10,5 milhões de pessoas.

Educação e Formação Profissional (EFP): Estatísticas de Portugal

  • 9% dos alunos do ensino secundário participam em cursos de EFP
  • A taxa de empregabilidade de licenciados 1 em cursos de EFP no país é de 69.8% (2016)
  • A percentagem de adultos 2 com poucas qualificações é de 53,1% (2016)
  • A participação dos adultos em formação é de 9.6% (2016)

Fonte: Vocational Education and Training Statistics, Eurostat (2016)

 

Educação e Formação Profissional (EFP): Estatísticas na Europa

  • Os programas de EFP reforçam as perspetivas de emprego: os jovens licenciados da UE que já não se encontram em processo de formação têm uma taxa de empregabilidade média de 73% (DG EAC, Education and Training Monitor 2016)
  • Mais de 30 milhões de adultos receberam educação ou formação profissional durante 2016 nos 28 Estados Membros (Eurostat, Lifelong learning statistics)3
  • Um em cada quatro adultos na Europa é incapaz de encontrar emprego ou avançar na sua carreira profissional devido à falta de desenvolvimento de competências. A EFP representa uma solução e traz múltiplos benefícios tanto para os empregadores quanto para os indivíduos (OECD and EC, The Survey of Adult Skills PIAAC 2016).

 

Outras notícias

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

Stephen Hawking conquista redes sociais no arranque do Web Summit

Next post

A liderança sénior encontra-se preparada para implementar uma estratégia digital de sucesso na empresa?

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Deixar uma resposta