PessoasRecrutamento e seleção

Matthieu Douziech, Founder & CEO da Harpoon.jobs – “O tinder dos recrutamentos”

Harpoon.jobs é uma plataforma digital que cria o match perfeito entre os talentos e as empresas, transformando o recrutamento num processo rápido, eficaz e transparente.

Explique-nos melhor o conceito do Harpoon – “tinder dos recrutamentos”.
O Harpoon.jobs à imagem da plataforma de encontros Tinder, permite aos Talentos receber oportunidades profissionais que fazem match perfeito com os seus perfis e expectativas. Utilizar o “matching” no recrutamento torna todo o processo mais eficiente, numa altura em que nem as empresas ou os candidatos têm tempo a perder. Neste sentido, economizar tempo é mesmo a “expressão de ordem” que afeta, também e acima de tudo, os profissionais de RH. A plataforma é construída em torno de um “algoritmo que junta o perfil e expectativas dos candidatos com os requisitos e condições das oportunidades de emprego.” Além de tornar o processo de recrutamento mais rápido, o facto de ser uma plataforma exclusiva faz com que apenas os melhores candidatos tenham acesso a ela, permitindo poupar tempo e dinheiro à empresa.

 De que forma esta plataforma diferencia-se das já existentes no mercado?
O Harpoon.jobs é a única plataforma de recrutamento exclusiva que junta os melhores candidatos com as melhores empresas e que torna o processo de recrutamento simples e eficaz. Neste sentido nem todos os candidatos, nem todas as empresas têm um acesso automático à nossa plataforma. Existe uma filtragem na entrada uma vez que pretendemos que os candidatos reconheçam o Harpoon como a melhor plataforma para encontrar oportunidades, nas melhores empresas, perfeitamente alinhadas com as suas expectativas. Da mesma forma, queremos que as empresas reconheçam o Harpoon como o melhor sítio para encontrar os melhores talentos.

O que os candidatos podem esperar do Harpoon?
A certeza de encontrar oportunidades profissionais em empresas de referência e à medida das suas expectativas.

 Como é que captam os talentos mais disputados pelo mercado?
Apostamos nas redes sociais, temos parcerias com as melhores universidades do país, utilizamos a nossa rede de contactos e temos um sistema de referenciação dentro da plataforma. Os nossos membros têm a possibilidade de recomendar amigos para se juntar ao Harpoon. Se um deles for recrutado via Harpoon, este referenciador irá receber €250. Talentos trazem outros talentos!

 Na sua opinião, o que tem mais dificultado as empresas de contratarem os talentos ideais?
O Harpoon nasce de uma dor minha, de Ex-DRH, relacionada com a pesquisa de talentos e ineficácia dos meios tradicionais de recrutamento off-line e on-line.  Por esse motivo, na minha opinião, a problemática é dupla:
– Por um lado, todas as empresas procuram talentos e muitas delas da mesma forma. Off-line, estamos a falar por exemplo de anúncios, agências de recrutamento – geralmente caras, demoradas e infelizmente nem sempre boas. On-line, trata-se do LinkedIn que se tornou na maior base de dados de profissionais, sem garantia de qualidade.
– Por o outro lado, um talento é um profissional que se destaca por um alto nível de desempenho e um forte potencial de crescimento. Trata-se geralmente de um candidato dito “passivo”, “under the radar” e que não está ativamente à procura de uma nova oportunidade profissional.  Através dos focus group desenvolvidos com potenciais utilizadores, descobrimos que os talentos recebiam muitas vezes ofertas on-line ou chamadas de agências de recrutamento cujo o objetivo é de vender um projeto que não corresponde às suas expectativas.
Foi neste sentido que imaginei o Harpoon, uma plataforma que permite encontrar os melhores candidatos e as melhores oportunidades de trabalho de forma eficaz, rápida e acessível.

Quais são os principais aliados dos recrutadores no momento de captar talentos?
Harpoon! 🙂

Quais serão as tendências do recrutamento em 2018?
A influência das novas tecnologias no recrutamento é realmente inegável, é no fundo uma resposta aos apelos da geração Millennial. Os nativos digitais ultra-conectados, habituados à economia de consumo e de informação, que têm novas formas de adquirir conhecimento e de se apresentar ao mercado. Além disso, têm também expectativas diferentes sobre o mercado de trabalho e o papel que as empresas assumem na sua vida. Por sua vez, o Facebook lançou recentemente uma nova funcionalidade – “Jobs” nas páginas de Empresa, para publicação de oportunidades e receção de candidaturas diretamente do Facebook. Até mesmo o Google lançou há poucos dias a “Cloud Jobs” criada para “melhorar o processo de recrutamento”, fazendo corresponder procura com ofertas de emprego. Os maiores players da tecnologia mundial estão a agitar o mercado do recrutamento e tanto as empresas como os profissionais exigem processos mais transparentes e rápidos, com mais informação disponível e foco em competências. O Harpoon.jobs vem responder a esta tendência de digitalização do mercado do recrutamento, que vai continuar a crescer em 2018, colocando em contacto “Talented Leaders” e “Leading Companies”, posicionando-se como uma alternativa aos métodos tradicionais e ultrapassados. Hoje vemos que a tendência no recrutamento é claramente o “matching”. Trata-se de juntar pessoas com interesses compatíveis, neste caso, propor às empresas candidatos que cumpram os requisitos da função, mas também que se adaptem à cultura empresarial e, aos candidatos, propor desafios que vão ao encontro das ambições de crescimento profissional de cada um, em empresas com as quais se identifiquem para que se possam desenvolver.

Mais entrevistas de interesse:

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

SEAT contratará 150 empregados em 2018

Next post

Edenred lança a “Edenred Factory”: incubadora de start-ups

Ana Silva

Ana Silva

1 Comment

  1. 2 Janeiro, 2018 at 18:59 — Responder

    Tous mes vœux de bonheur et de réussite pour cette nouvelle année Matthieu .

Deixar uma resposta