AtualidadeEmpresas

Qual o impacto do mundo VUCA na gestão de recursos humanos

A Mercer | Jason Associates organizou na passada 2ª feira o Human Evolution Design Event, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa. Para além da apresentação das principais alterações estratégicas decorrentes da recente aquisição da Jason Associates pela Mercer, foi ainda dado destaque ao conceito de Human Evolution Design (HED), que seguramente marca o início de uma nova era no que se refere à gestão de recursos humanos.

 

Pedro Cobra foi o story-teller do evento, lançando logo no início uma chamada de atenção para uma plateia lotada de gestores e responsáveis de algumas das principais empresas nacionais. “Mais do que crescimento sustentável, quer-se uma harmonia sustentável”, referiu Pedro Cobra. Foi a pensar nesta alteração de paradigma que a Mercer e a Jason Associates se apresentam no mercado de uma forma totalmente inovadora e, de certa forma, disruptiva propondo um conceito totalmente novo de abordar a gestão das pessoas nas organizações.

José Pedro Cobra foi o apresentador do evento

 

Num evento que surpreendeu não só por apresentar uma imagem inovadora e impactante, mas também pela forma como a mensagem foi passada associando cada orador a um Super-Herói conhecido do grande público, Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal, foi o primeiro a falar sobre a proposta de valor desta união e reforçou o mote “Make Tomorrow, Today”.

“É crucial pensar no futuro, agindo hoje. Esta união começou a fazer todo o sentido há dois anos atrás e depois seguimos um processo muito natural de conhecimento e descoberta mútua. Estamos num momento de grande entusiasmo e vamos aproveitá-lo para desenvolver novas forças e novas soluções e fazer a diferença no nosso mercado”,

comentou o responsável, num discurso claro, assertivo, onde a emoção foi notória.

 

Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal

 

Num evento onde o conceito de VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) foi muito comentado como sendo definidor do momento que vivemos atualmente, Sónia Nunes, People & Culture Manager da Mercer | Jason Associates, apresentou um discurso transparente, motivacional e repleto de exemplos práticos.

“Temos de aprender a viver cada momento. É necessário que os líderes criem ambientes mais seguros para as suas equipas. É necessário arriscar e dar palco aos colaboradores. A gestão de pessoas implica chegar não apenas a cada geração, mas a cada pessoa que é única.  E as pessoas valem por aquilo nos fazem sentir”,

comentou a responsável, avançando com exemplos pessoais e profissionais que ilustraram na perfeição estas suas crenças em relação ao papel da liderança.

Sónia Nunes, People & Culture Manager da Mercer | Jason Associates

 

Pedro Brito, Fundador da Jason Associates e que é desde 1 de Setembro Partner da Mercer, responsável pela Área de Career em Portugal, avançou o conceito de “Geração Exponencial”, uma vez que atualmente todos temos acesso a informação, tecnologia de uma forma cada vez mais rápida. Os tempos mudaram. Hoje, a Inteligência emocional encontra-se nos Top Skills mais procurados num colaborador.

 

“Nunca foi tão importante estar fisicamente presente num mundo cada vez mais digital. O futuro passa pela implementação de modelos holocráticos. Cada vez mais assistimos à coragem das empresas em pensar como se podem reinventar, alterar e acompanhar a mudança. É necessário aprender a lidar com as novas realidades”,

referiu o responsável num discurso prático e direto, que agarrou a atenção da sala.

Pedro Brito é desde 1 de setembro Partner da Mercer Jason

 

A 4ª edição do livro “HED – The Way Forward”, foi ainda oficialmente apresentada por Pedro Brito. Todos os presentes receberam um exemplar do livro que conta com testemunhos de mais de 25 de especialistas na área de recursos humanos, sobre tendências, práticas e visões do futuro. A 4ª edição do livro, agora apresentada, mudou o conceito: de Human Experience Design para Human Evolution Design.

A complementar, apresentou-se o novo portal recheado de conteúdos para todos os profissionais estarem preparados para um mundo VUCA. Este website está disponível em www.humanevolutiondesign.com.

Christopher Johnson, Senior Partner e Líder regional da área de Career da Mercer, encerrou o evento destacando a importância que Portugal assume atualmente para o Grupo e a qualidade e reputação que os colaboradores portugueses têm além-fronteiras.

Christopher Johnson, Senior Partner e Líder regional da área de Career da Mercer

Num evento dinâmico, que marcou pela diferença do formato e dos conteúdos, os participantes acederam a um quadro de evolução organizacional, com espaço para a partilha de conceitos, experiências e tendências.

 

Outras notícias

 

 

Previous post

Adecco destaca importância dos direitos dos trabalhadores no mercado de trabalho global

Next post

Tudo sobre o Orçamento do Estado 2018

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *