Carreira

Barómetro “Sucesso no Feminino” – Carreira é a principal preocupação das Mulheres

A Vera Lagos Boot Camp festeja o Dia Internacional da Mulher, assinalado HOJE (8 de março), com lançamento do Barómetro “Sucesso no Feminino”, uma análise do perfil das Mulheres que recorrem ao Life Caching e à PNL para alcançar o sucesso e do que mais as preocupa.

De acordo com os resultados do Barómetro “Sucesso no Feminino”, a maioria das Mulheres que recorrem ao Life Coaching e à PNL procuram o sucesso na área Profissional (26%). Do diversificado grupo de áreas que levam à procura de ajuda, a segunda a gerar maior preocupação é a àrea de Saúde & Imagem (22%).

A maioria das mulheres que procura a Vera Lagos Boot Camp está preocupada com a sua evolução profissional. Grande parte destas mulheres, cerca de 65%, ocupa cargos de liderança e procura apoio para compreender o que podem mudar e encontrarem uma forma, organizada, de atingir novas etapas nas suas carreiras”, refere Vera Lagos, fundadora da Vera Lagos Boot Camp. “Também a imagem é uma grande preocupação. É muito comum, por exemplo, a associação do Life Coaching e da PNL a um plano nutricional para a perda de peso, complemetando a orientação médica com a organização dos diferentes aspetos da vida profissional e pessoal que podem influenciar os resultados e mantendo a motivação através da definição estratégica de metas ao longo do caminho”, conclui.

Mas são várias as áreas em que o Coaching e a Programação Neurolinguística podem ser uma ferramenta eficaz para alcançar objetivos para uma melhor qualidade de vida e sucesso. Na lista de áreas que geram maior procura, a área Financeira surge em terceiro lugar (14%), seguida pela Familiar (13%), Vida Afetiva (12%) e pelo Desenvolvimento Pessoal (10%).Infografia_Barómetro Sucesso no Feminino (1)

Do total de inquiridas com cargos de liderança, a maioria mostra preocupação e procura apoio para melhorar os resultados em áreas intimamente ligadas à carreira, quer influenciem ou seja influenciadas por esta: Profissional (34%), Familiar (18%) e Financeira (15%).

Em contrapartida, para o total de inquiridas que não ocupam presentemente cargos de liderança a área de Saúde & Imagem (28%) é aquela que mais procuram melhorar, imediatamente seguida pela área Profissional (24%), e pelas áreas Afetiva (14%) e Financeira (14%).

O facto de a maioria das inquiridas – cerca de 75% – se encontrar presentemente empregada e, inclusive, com contrato de efetividade, revela a vontade de continuar a evoluir e de construir uma carreira. Desempenhar apenas uma função profissional já não chega e a carreira é definitivamente, e cada vez mais, um objetivo de vida. No entanto, estas mulheres perseguem vários objetivos em simultâneo: lutam por uma carreira aliciante mas, ao mesmo tempo, lutam também pela construção e bem-estar da família”, adianta Vera Lagos.

Do total de inquiridas, 82% são casadas ou encontram-se em união de facto. 15% são divorciadas e apenas 3% são solteiras.

O grupo de mulheres inquiridas, que recorrem ao Coaching e à PNL para alcançar o sucesso em diferentes áreas das suas vidas, é significativamente heterogéneo em termos de background profissional. No caso das mulheres com cargos de liderança, as que trabalham na área do Comércio & Vendas são aquelas que mais procuram a Vera Lagos Boot Camp, representando 16% dos casos. Também as áreas de Banca, Seguros & Finanças (14%), de Recursos Humanos (14%) e Saúde (11%) são as mais representadas.

No caso das mulheres que não ocupam cargos de liderança, as principais áreas profissionais são também a de Comércio & Vendas (15%), tal como a de Comunicação, Marketing & Publicidade (15%). A Educação & Ensino surge em terceiro lugar (14%).

A taxa de sucesso entre as inquiridas pelo barómetro da Vera Lagos Boot Camp é elevada, com 82% a afirmar ter alcançado os objetivos estabelecidos para o sucesso. Para alcançar o sucesso, na maioria dos casos inquiridos existe a associação da Programação Neurolinguística ao Life Coaching (76%). Em apenas 24% dos casos é aplicado somente o Life Coaching.

O QUE MAIS PREOCUPA AS MULHERES QUE PROCURAM A VERA LAGOS BOOT CAMP?

Na área Profissional
– como potenciar a evolução na carreira é a principal preocupação, partilhada por 39% das inquiridas. Outras preocupações comuns são a de melhorar o desempenho profissional (23%) e a mudança de profissão (23%). A gestão de conflitos surge em último lugar (15%).

Na área Afetiva
– a grande preocupação passa por tornar a vida afetiva mais dinâmica (38%). Seguem-se a relação com os filhos (26%), a gestão de conflitos (25%) e, por fim, iniciar uma nova relação (9%) ou até mesmo terminar uma relação (2%).

Na área de Desenvolvimento Pessoal
– o Life Coaching e a PNL são sobretudo procurados para desenvolver a motivação e positivismo (39%), mas também para melhorar a organização e gestão de tempo (19%), o marketing pessoal (16%), viajar (12%), apostar na educação e formação (7%) e melhorar o relacionamento humano (7%).

Na área Financeira
– as principais preocupações são a gestão das finanças pessoais e/ou familiares (65%), a gestão económica (no geral) (29%) e a criação de um plano de poupança (6%).

 

image_pdfimage_print
Previous post

Artigo exclusivo: O poder da imagem na comunicação empresarial: Como criar uma identidade visual?

Next post

Makro distinguida como Top Employer 2016

Cristina Barros

Cristina Barros

Managing director do IIRH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *