ArtigosFormação e coaching

Uma nova forma de construir histórias

Era uma vez uma metodologia vinda do reino da Dinamarca que ajudava as pessoas a criar e a contar as suas histórias através de peças de LEGO.

Desde finais dos anos 90 até aos dias de hoje, muitos foram os adultos que tiveram a felicidade de vivenciar esta aprendizagem: LEGO® SERIOUS PLAY®. Um assunto muito sério que é aprender a brincar, tal como é evidenciado pelas neurociências. O vínculo emocional que se cria permite que se consiga uma atenção focada e uma mais fácil memorização dos temas que se estão a apreender.

No mundo real, a imaginação está a apoderar-se de várias organizações que têm a oportunidade de experienciar esta nova forma de pensar e de comunicar. Os seus colaboradores estão a “dar asas” à sua criatividade, pensamento crítico e curiosidade. E a utilizar uma ferramenta de design thinking.

Desde a resolução de problemas ao incentivo à inovação e comunicação, passando por um estilo de liderança mais participativa, são várias as áreas em que o LEGO® SERIOUS PLAY® poderá melhorar o trabalho e a performance das pessoas numa organização. Essencialmente porque promove o envolvimento de todos no processo criativo e construtivo. E o seu compromisso.

O processo é muito simples e objetivo e destina-se a indivíduos e/ou equipas. O objetivo das sessões passa sempre pela construção de narrativas, nas quais se utilizam metáforas para desenhar a história. Tal como no mundo da escrita, tudo começa com uma folha em branco. Existe um facilitador que vai colocando questões aos participantes e estes vão construindo a sua história storybuilding, isto é, fazem as suas construções com LEGO, mediante as instruções que vão sendo dadas. Passo seguinte, todos partilham a sua história com todos os outros storytelling. É um método muito democrático. Todos falam e partilham. Primeiro numa vertente individual, depois em modelos partilhados e cenários mais globais. Beneficiando a organização da utilização da inteligência coletiva dos participantes.

Estas histórias são desenhadas (prototipadas) com as mãos. Surge então no elenco o handstorming – uma nova forma de encarar a aprendizagem. Como o próprio nome indica, e por analogia ao brainstorming, é uma técnica que se baseia na construção de informação/conhecimento, através de modelos de LEGO. Ou seja, através da imaginação e da criatividade de quem constrói, os modelos serão a representação de conceitos/situações, baseados na visão e na perceção que cada indivíduo tem sobre os temas em questão (em contextos que podem ser pessoais ou organizacionais).

LEGO® SERIOUS PLAY® traz novos insights, transparência e clareza de pensamento a quem experiência. Permite que cada um construa a sua história, desenhando-a à sua medida: em termos de peças, formatos e cores. Não há duas histórias iguais. E há finais surpreendentes.

 

Por: Rita Oliveira Pelica, Chief Energy Officer & Founder da ONYOU e docente universitária.

Quer construir a sua história?

Sugerimos que se inscreva na formação DO STORYBUILDING AO STORYTELLING COM LEGO® SERIOUS PLAY®, agendada para o dia 20 de março, em Lisboa, dinamizada por Rita Oliveira Pelica.

Mais informações e inscrições: www.formacao.iirh.pt

 

Artigo in RHmagazine, n.º 114, janeiro/fevereiro 2018

Mais artigos de interesse:

Facebook
image_pdfimage_print
Previous post

Edenred reforça parceria com a Partech Ventures

Next post

Conheça os “Melhores Fornecedores RH” de 2018

Ana Silva

Ana Silva

2 Comments

  1. Morgado de Sousa
    17 Março, 2018 at 17:34 — Responder

    Apenas para saber se no Porto esta formação poderá vir a ser realizada

    Obrigado
    Morgado de Sousa

Deixar uma resposta