Liderança & gestão

Novo EncontRHo fala sobre gestão de talento

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos em colaboração com a ManpowerGroup, empresa que atua no setor dos recursos humanos há mais de 60 anos, organizou um novo EncontRHo dedicado ao tema The Rise of HR – Wisdom from 73 leaders thought leaders. O evento decorreu no dia 26 de maio, no Hotel Tryp Aeroporto, tendo como moderador Pedro Malheiro – Partner da Lead Inmotion e como oradores, João Pedro Tavares – Partner da Accenture e Erica Nascimento – CEO da  Junior Achievement Portugal.
Esta iniciativa iniciou-se com uma apresentação de um vídeo elaborado pela ManpowerGroup, onde se introduziu  as várias temáticas abordadas no evento, tais como a permanência do ‘mundo’ VUCA: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, as novas abordagens dos profissionais de RH e as suas novas funções perante a organização.

Pedro Malheiro alertou os profissionais presentes para muitas das práticas RH que são usadas nas organizações que acreditam que o talento é algo fixo e inato, o que por sua vez gera obstáculos à evolução do desempenho. Para resolver esta questão o fundador da Lead Inmotion fala de “growth mindset”, onde o foco passa pelo desenvolvimento, pelo esforço, pela motivação intrínseca e pelo fruir da experiência de domínio e mestria contínua de competências.

De seguida João Pedro Tavares veio falar de criar valor como a finalidade de qualquer organização. Também focou a importância das pessoas, como a centralidade das empresas. Na opinião de João Pedro Tavares “sem as pessoas não há bons produtos, processos ou clientes satisfeitos”. Referiu ainda que “na sua empresa preferem boas pessoas a bons profissionais.” Quanto aos profissionais de RH  afirmou que os diretores de RH não devem ser apenas mais um recurso mas o recurso.

Já Erica Nascimento salientou a necessidade de aprender, pois não se nasce empreendedor. Se tivermos a orientação certa descobrimos líderes que nem sabíamos que tínhamos. Para tal é necessário correr riscos e chegar-se à frente. Para além disso a CEO da Junior Achievments alertou que a cultura portuguesa não estimula o erro, pelo contrário habitualmente condena as pessoas pelos seus erros, o que dificulta a evolução das pessoas. As pessoas tem de usar o erro como forma de aprendizagem.

Após todas as intervenções seguiu-se para debate, onde os oradores foram questionados sobre a autoridade e o papel dos profissionais de RH nas organizações, assim como sobre o que é o talento e como se motiva o talento.

Concluiu-se que o papel dos departamentos de RH não pode apenas cingir-se a gerir pessoas, mas sim, a passar de forma interna e externa os valores e a missão da empresa e criar mecanismos para que isto aconteça.

Este encontro foi umas das várias iniciativas previstas para este ano, entre a ManpowerGroup e o IIRH. Estas duas entidades elaboraram um protocolo de colaboração de comunicação corporativa para ativação da marca ManpowerGroup com a Revista RHmagazine e com o portal www.inforh.pt, órgãos privilegiados para comunicar a marca na comunidade RH.

Fique atento aos próximos EncontRHos.

Veja o filme deste EncontRHo:

 

 

Veja as fotografias do EncontRHo:

image_pdfimage_print
Previous post

Gestores nacionais não apostam na contratação de profissionais de TI

Next post

Mulheres na liderança promovem ganhos efetivos às organizações

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

1 Comment

  1. 8 Março, 2017 at 8:47 — Responder

    […] Mais informações em: http://inforh.pt/novo-encontrho-fala-sobre-gestao-de-talento/ […]

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *