AtualidadePassaporte

Nuno Fernandes é o novo Dean da Católica Lisbon

O Professor Nuno Fernandes é o novo Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics. Depois de 10 anos no IMD, na Suíça, o Professor Catedrático de Finanças regressa à Escola onde se formou e iniciou a sua carreira académica para a dirigir. Adaptar a oferta à procura, criar impacto junto de todos os stakeholders e colocar a escola no Top 10 Europeu das Business Schools são alguns dos objetivos.

No ano em que a Escola celebra o 45.º aniversário, Nuno Fernandes assume que este é um enorme desafio, mas que está pronto para liderar uma escola que “tem sabido adaptar-se e muitas vezes antecipar as exigências de mercado”. Adaptar a oferta à procura, criar impacto junto de todos os stakeholders e colocar a CATÓLICA-LISBON no Top 10 Europeu das Business Schools são alguns dos objetivos a que se propõe.

Nuno Fernandes tem trabalhado com líderes e comissões executivas, assessorando empresas e instituições financeiras na Ásia, Europa, América Latina e Médio Oriente na formulação de estratégias financeiras de sucesso, gestão global de carteiras, avaliações internacionais, fusões e aquisições, gestão de riscos e investimentos em mercados emergentes. É especialista em mercados financeiros internacionais, gestão de carteiras e risco em mercados emergentes e titular da Cátedra Fundação Amélia de Mello.

Tem publicado nos principais jornais académicos de referência mundial, incluindo por exemplo o Journal of Financial Economics e o Review of Financial Studies e colabora regularmente com a imprensa internacional especializada, nomeadamente com o Financial Times e o Wall Street Journal. É ainda autor do livro Finance for Executives: A Practical Guide for Managers.

Nuno Fernandes é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e Doutorado em Gestão (Finanças) pela IESE Business School, em Espanha. Foi durante uma década Professor de Finanças no IMD, na Suíça, onde dirigiu o programa de Strategic Finance, entre outros programas customizados para empresas de referência internacional. Anteriormente, foi Professor na CATÓLICA-LISBON, onde criou e dirigiu o Master in Finance. Foi ainda Professor Visitante na Columbia Business School, em Nova Iorque, e membro do Comité de Aconselhamento do Fórum Económico Mundial. É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2014.

O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios e uma bolsa do FDIC (regulador americano para instituições financeiras). Em 2008, foi-lhe atribuída a Lamfalussy Fellowship, um galardão concedido pelo Banco Central Europeu aos melhores investigadores em finanças a nível mundial. Em 2015, recebeu o prémio do melhor paper do ano no Journal of Financial Intermediation.

 

 

Mais notícias de interesse:

Previous post

Randstad vence prémio de inovação da Outsystems

Next post

Monitorização da atividade do trabalhador: Direito ao respeito pela vida privada

Ana Silva

Ana Silva

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *