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Plataforma de business intelligence agiliza gestão e tomada de decisão da IP Telecom

A implementação da plataforma de Business Intelligence da KSTK – Business Performance Analytics – permite à IP Telecom obter, de forma fácil e centralizada, uma visão fiável e rigorosa sobre o desempenho de toda a sua atividade (mais de 200 clientes, 30 produtos/serviços, 1000 contratos e 10 famílias de produtos). As diferentes perspetivas de indicadores e relatórios disponibilizados são agora uma ferramenta essencial para a tomada de decisão fundamentada e em tempo útil.

A KSTK, empresa portuguesa de Serviços de Consultoria e Plataformas de Software de Análise da Performance e Suporte à Decisão Estratégica e Operacional, implementou com sucesso a sua plataforma ‘Business Performance Analytics’ na IP Telecom, operador de telecomunicações e de serviços de Data Center e Cloud Computing pertencente ao Grupo Infraestruturas de Portugal S.A.

Para prestar o serviço de excelência que preconiza e crescer num mercado tão competitivo como este, a IPT tinha a necessidade objetiva de implementar um sistema que permitisse medir e controlar num tempo próximo do real o desempenho do negócio, com base num modelo otimizado de gestão e numa plataforma central de suporte à decisão.
Até então, os processos de controlo de gestão estavam baseados em informação produzida manualmente a partir de extrações de sistemas e manipulação de ficheiros, o que se revelava insuficiente, moroso e ineficaz, além de tornar muito difícil a obtenção de informação detalhada e de diferentes perspetivas sobre os resultados de produtos e serviços, projetos e clientes, entre outras.

“Na IP Telecom temos por política apoiar os nossos clientes, quer no mercado quer nos seus próprios processos, sempre que se detete valor acrescentado na eficiência interna. Como empresa de referência em Business Intelligence na nossa infraestrutura de Cloud Solutions, o reconhecimento da mais valia e da experiência dos consultores da KSTK – Knowledge Support Lda, aliada às soluções tecnológicas disponibilizadas, revelaram-se cruciais na sua seleção para avançar com este projeto”, salienta Rui Ribeiro, diretor geral da IP Telecom.

O projeto teve início com os serviços de consultoria de gestão de negócio da KSTK para, em conjunto com uma equipa de controlo de negócio da IPT, redefinir o modelo de gestão de performance da empresa no que respeita aos resultados e margens de negócio por produto e por cliente, considerando novas abordagens de gestão de naturezas e categorias de custo inerentes.

Com a implementação da plataforma de Business Intelligence da KTSK, a IP Telecom passou a dispor de uma
visão total da performance do negócio (mais de 200 clientes, 30 produtos/serviços, 1000 contratos e 10
famílias de produtos), com a disponibilização de informação fiável, coerente e atempada, que serve de
suporte aos decisores nos seus processos de planeamento, análise e monitorização, com base em indicadores
e relatórios de acesso simples, eficaz e estruturado. Por outro lado, a solução permitiu uma maior mobilização dos vários níveis de gestão, para monitorizar o sucesso e atingir os objetivos definidos, como nomeadamente formas de otimização de receitas e custos associados a clientes, famílias de produto e produtos, e definição de metas a alcançar pelas equipas comerciais e de suporte. Por fim, possibilitou também a agregação da informação crucial ao negócio numa única base completa e sempre atualizada, a partir dos sistemas existentes.

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Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

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