Liderança & gestão

Receção de novos colaboradores – Checklist

Acabou de contratar? Garanta que os novos colaboradores são recebidos de forma adequada pela empresa. Conheça aqui as sugestões do LinkedIn para garantir que a empresa está preparada para os novos funcionários.

Antes do primeiro dia:

  • Envie uma carta ou um e-mail de boas vindas;
  • Notifique os departamentos necessários das novas contratações;
  • Programe as actividades da primeira semana;
  • Notifique o departamento de comunicação e requisite os materiais telefónicos necessários;
  • Marque um almoço para o primeiro dia com toda a equipa;
  • Selecione alguns funcionários com responsabilidades semelhantes para serem “mentores” dos novos colaboradores nos primeiros dias;
  • Crie os contactos de empresa para os novos colaboradores;
  • Combine um dia com as pessoas contratadas e com o departamento de Recursos Humanos para assinarem toda a papelada necessária;
  • Instale o software necessário para os novos funcionários trabalharem.

No primeiro dia:

  • Envie um e-mail a todos os funcionários da empresa a anunciar que os colaboradores começam nesse dia e quais as suas funções e locais de trabalho;
  • Apresente-os aos novo colegas;
  • Encomende cartões de visita (se aplicável);
  • Apresenta a zona de trabalho aos colaboradores e explique as políticas da empresa;
  • Agende as reuniões semanais com novos colaboradores;
  • Apresente as diferentes zonas da empresa: copa, casas de banho, máquina fotocopiadora;
  • Apresente a zona envolvente da empresa: restaurantes, transportes, bancos.

Nas duas primeiras semanas:

Reveja procedimentos

  • Período de estágio;
  • Programação de horário;
  • Marcação de férias;
  • Horas de trabalho;
  • Regras da empresa;
  • Linguagem da empresa.

Apresente as novas funções

  • Reveja a descrição das funções dos novos colaboradores;
  • Discuta os métodos de trabalho do supervisor e as expectativas;
  • Reveja os objectivos da empresa e as expectativas;
  • Defina o modo de atendimento/tratamento do cliente;
  • Identifique que actividades de estágio e desenvolvimento serão necessárias nos próximos meses;
  • Marque encontros semanais para fazer um enquadramento da situação.

Nos primeiros 6 meses:

  • Forneça um feedback mensal ao novo colaborador, tendo em conta as performances profissionais e a evolução na empresa.

Após os primeiros 6 meses:

  • Prepare uma avaliação formal dos primeiros seis meses de funções na empresa;
  • Celebre o meio ano na empresa dos novos funcionários e congratule-os pelo bom trabalho.

 

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Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

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