Recrutamento e seleção

Recrutamento via Snapchat: um método em desenvolvimento!

Atualmente, cada vez mais jovens  utilizam o Snapchat e, na realidade, eles não são os únicos! Na verdade, no mundo profissional, muitas empresas no estrangeiro fizeram a aposta de usar esta nova rede social com o único propósito de recrutar. Mas, na prática, como fazem isso? Explicações!

Uma nova faceta do recrutamento!

Desde há algum tempo, só falamos sobre isso: durante as refeições, na universidade ou mesmo nas empresas. Passamos o nosso tempo  no Twitter, Instagram ou Snapchat, contamos o nosso dia, mas não só! De facto, as marcas já estão nas  diversas redes sociais e usam aplicações para criar notoriedade e estar na tendência.

É de salientar que, atualmente, são os recrutadores que iniciam o processo. Em primeiro lugar, é importante destacar que algumas empresas solicitaram aos seus colaboradores que atualizassem diariamente a conta do Snapchat da empresa para atrair e conseguir ter mais seguidores. Estamos a falar de um novo método de recrutamento! No entanto, será que vai durar?

De referir que, já em 2016, a Netflix publicou uma oferta de emprego através do Instagram. E esse método funcionou!

Além disso, de acordo com uma pesquisa recente, o Snapchat é provavelmente a ferramenta ideal para mostrar a criatividade do recrutador.

Atenção: É importante notar que existem poucos números ou dados sobre a utilização do Snapchat no recrutamento! Trata-se no entanto de um método que vale a pena acompanhar.

Quais as vantagens da sua utilização?

A principal vantagem deste novo método de recrutamento é tornar a empresa conhecida por um público mais amplo do que geralmente é. Na verdade, utilizam essa rede não só para mostrar a estrutura, como também os hábitos de trabalho, mas especialmente os valores que defendem.

Nota: o Snapchat é uma boa maneira de mostrar a cultura corporativa da empresa e os colaboradores são os seus melhores embaixadores.

Esta rede permite filmar os colaboradores diariamente no trabalho para mostrar aos utilizadores e especialmente para permitir que eles possivelmente integrem a empresa. Este é o caso, por exemplo, da Axa Banque em França que utiliza o Snapchat com o único propósito de recrutar. De facto, ao invés de descrever a empresa, o melhor é mostrá-la.

Utilizar histórias via Snapchat para comunicar ofertas de emprego é certamente uma maneira muito criativa de se mostrar. Também é possível passar diretamente para a entrevista de trabalho via vídeo. Na verdade, o candidato faz um vídeo respondendo a todas as questões. Uma economia de tempo garantida!

Vale a pena recordar que o Snapchat é a terceira rede social mais utilizada pela Geração Y e Z.

O recrutamento através do Snapchat também pode ser uma forma das empresas mostrarem a sua transformação digital e passar a imagem de uma empresa jovem e dinâmica, seja qual for o setor de atividade.

Mesmo que o surgimento do Snapchat na área do recrutamento não seja excepcional, a sua chegada contribui para esta fase da “digitalização” de alguns processos de recrutamento e isso não é só em ambiente digital.

De qualquer forma, se o Snapchat pretende ter um lugar real neste setor, terá que mudar a sua imagem de uma rede que apresenta histórias divertidas! E isso não é fácil!

Além disso, dar-se a conhecer não é o único objetivo, é imperativo atualizar a conta diariamente. Então, faça-o!

O recrutamento através desta rede social é produtivo se a empresa estiver à procura de talentos da Geração Y.

Para muitos diretores de RH, o Snapchat não substitui o trabalho do “recrutador”!

Caso a seguir…

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