AtualidadeFormação e coaching

RH Conferência 2017: Um dia único de partilha e troca de experiências

A grande conferência anual da RHmagazine reuniu mais de 180 pessoas no Hotel Sheraton no Porto e no Hotel Tryp em Lisboa nos dias 24 de outubro (Porto) e 8 de novembro (Lisboa).

O objectivo deste evento organizado pelo IIRH foi de analisar as novidades na gestão de recursos humanos e antecipar o que aí vem. Este evento serve também para inspirar os profissionais com as experiências dos seus pares e assim incentivá-los a construírem novas estratégias na gestão das suas pessoas.

Recrutamento e onboarding

O programa incluiu duas mesas redondas dedicadas às dificuldades atuais do recrutamento, em particular em algumas funções mais técnicas como as engenharias informáticas. Uma das estratégias apresentadas durante a Conferência foi a possibilidade de recrutar profissionais estrangeiros atraídos pela nova imagem de Portugal lá fora. Esta é uma das estratégias utilizadas pela Farfetch, como explicou Luísa Fernandes.

Uma vez o profissional contratado, o onboarding revela-se essencial visto ser um dos aspectos apontados pelos colaboradores nas entrevistas de saída quando interrogados sobre o que correu mal na empresa. A Uniplaces explicou a sua metodologia própria que suscitou muitas perguntas aos assistentes.

Formação em qualquer sítio e a qualquer hora

Outro dos aspetos essenciais da gestão de RH foi abordado por Florent Lambert da SODEXO, que explicou como um bom pacote remuneratório que inclua vencimento e benefícios sociais pode fazer toda a diferença no compromisso e na retenção das pessoas.

Outra mesa redonda dedicou-se ao tema das novas tecnologias da formação. Segundo José Santos da BTS, o colaborador atual deve estar constantemente em auto-formação e para o apoiar as empresas devem colocar à sua disposição toda uma panóplia de soluções para que cada um aprenda à sua maneira e conforme a sua disponibilidade.

Um dia único de partilha

Neste evento partilharam-se também vários casos práticos de empresas de diferentes setores como a indústria com a Verallia, o setor farmacêutico com a Bial, a tecnologia com a Uniplaces e a Farfetch ou ainda a saúde com a Luz Saúde e as farmácias Holon ou ainda a hotelaria com o Grupo Pestana. Os participantes tiveram a oportunidade de comparar a estratégia destas empresas nos vários aspetos da gestão de RH abordados com a das suas empresas. Trocaram-se ideias e dicas, sugeriram-se soluções numa jornada muito animada tanto em Lisboa como no Porto.

No Porto esta conferência foi patrocinada pela SODEXO | BTS | ARQUICONSULT

Em Lisboa esta iniciativa teve o patrocínio da TICKET | BTSARQUICONSULT

Outras notícias:

Previous post

Employee engagement Award 2017

Next post

Selo da Diversidade premiou práticas inclusivas nas organizações

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *