AtualidadeLiderança & gestão

Servant leadership: a alternativa aos modelos de liderança convencionais

A liderança servente, em inglês servant leadership, é um modelo de liderança alternativo aos modelos padronizados que se centram nos objetivos organizacionais.

Desenvolvido por Robert Greenleaf, em 1970, este modelo entende que o ato de liderar deve traduzir-se no ato de servir. Para o líder servente, as suas prioridades são as necessidades dos colaboradores da organização. Considerada um fator de sucesso empresarial por especialistas em gestão, a liderança servente foi implementada em empresas como a Southwest Airlines, Marriott International, SAS, Nordstorm e Starbucks.

Greenleaf, na sua obra The Servant as Leader, define o líder servente como o servo que se rege pelo sentimento natural de querer servir. O líder servente não se assemelha ao líder convencional. A diferença manifesta-se nos cuidados prestados pelo servo, cuja prioridade é garantir que as necessidades dos outros são atendidas. O desejo de servir é uma característica fundamental do líder servente, mas não se trata de ser criado, considerando a definição da palavra. Trata-se de querer ajudar os outros, de identificar e atender às necessidades de colegas, clientes e comunidades.

A liderança servente distingue-se das demais pela sua componente moral, não apenas no que toca à moralidade de cada indivíduo e à integridade do líder servente, mas também no que diz respeito à forma como encoraja os seus seguidores a desenvolverem um raciocínio moral. O foco incide em servir os seus seguidores para o seu próprio bem e não apenas para o bem da organização, criando relacionamentos de longo prazo com eles e incentivando o seu crescimento e desenvolvimento, para que, futuramente, possam alcançar o seu potencial. Distingue-se, ainda, pela auto-reflexão, como contra-defesa da incerteza do líder, e pela sua preocupação com o sucesso de todas as partes interessadas – funcionários, clientes, parceiros de negócios, comunidades e sociedade como um todo –, incluindo os menos privilegiados.

Formação em liderança servente

Dados os resultados da sua aplicação nas organizações e os desafios que se colocam na era digital, o projeto internacional Artful Leadership, apoiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+, está a desenvolver uma formação piloto em servant leadership, recorrendo a um modelo de aprendizagem misto (blended learning). O seu objetivo é desenvolver uma nova geração de líderes serventes através das artes. O projeto recorre à matriz Artful Leader.

A formação inclui três sessões presenciais, quatro semanas de duração online, duas facilitadoras portuguesas, uma equipa de facilitadores e formandos internacionais e um grupo de discussão e partilha online. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. As próximas sessões decorrem nos dias 9 e 23 de fevereiro, das 17h às 20h.

Para conhecer o projeto clique aqui.

Com o mesmo objetivo, a Kaospilot scholl, escola dinamarquesa de empreendedorismo, design e inovação, irá ministrar uma masterclass nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, em Lisboa, e 7, 8 e 9 de maio, no Porto, dedicada ao tema “A arte de desenhar e facilitar espaços de aprendizagem”.

imprimir

Previous post

Conheça as 10 características de um líder de recursos humanos na era digital

Next post

Se você não consegue encontrar um cônjuge que apoie sua carreira, fique solteiro

IIRH

IIRH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *