Atualidade

Vai de férias? Mantenha o seu e-mail seguro com estes 7 conselhos

A Cisco reuniu um conjunto de sete conselhos, que agora divulga, para evitar que o e-mail seja infetado com malware.

1. Não confie nas redes Wi-Fi públicas. Nunca podemos confiar plenamente na segurança de uma rede de Wi-Fi pública. Se algum dos dispositivos conectados estiver infetado com um software malicioso poderá atingir o seu dispositivo através da rede e, inclusivamente, estender-se à rede corporativa. Se for necessário enviar um e-mail de trabalho com urgência utilize uma conexão VPN ou ligue-se através dos seus dados móveis.

2. Utilize conexões VPN. Se costuma enviar documentos de trabalho a partir do seu dispositivo através de uma conexão Wi-Fi ou com fios fora da rede corporativa, utilize uma rede privada virtual (VPN). Como funciona? O seu computador age como se estivesse ligado desde a empresa. Peça a configuração ao administrador de TI. Outra alternativa, cada vez mais utilizada para conexões remotas, é o Secure Internet Gateway (SIG), que protege os dispositivos ao conectarem-se em qualquer lugar, mesmo sem VPN.

3. Faça uma cópia de segurança dos seus dados. Assegure-se que todos os dados que necessita para trabalhar estão guardados no local de armazenamento corporativo. Se é um trabalhador independente, copie os dados para um disco externo que esteja sempre em casa.

4. Nunca confie totalmente nas páginas HTTPs. Os sites com conteúdo encriptado (normalmente etiquetados com HTTPs e com o ícone de cadeado) não são completamente seguros. Ainda que a encriptação melhore a privacidade, os cibercriminosos também o utilizam para ocultar o malware. Conecte-se sempre que possível a páginas conhecidas.

5. Não trabalhe a partir de dispositivos públicos de um cibercafé. Nunca deve utilizar um dispositivo que não seja adequado para trabalhar. Não envie mensagens e documentos de trabalho a partir de dispositivos públicos de um cibercafé, já que não conhece as suas medidas de segurança.

6. Utilize apenas contas corporativas. As políticas corporativas definem geralmente que todas as comunicações de trabalho se realizem através de contas da empresa, ou seja, o e-mail ou outra ferramenta. Deve pensar duas vezes antes de utilizar contas pessoais. O e-mail continua a ser uma porta de ataque muito importante. Uma boa alternativa para comunicar com colegas, ou clientes, é a utilização de ferramentas de colaboração que utilizem mecanismos de encriptação e proteção

7. Não envie dados confidenciais a ninguém. Esta regra é sempre válida e não apenas durante as férias. Os e-mails fraudulentos que roubam identidades da empresa para obterem senhas ou dados bancários são cada vez mais. Se não está plenamente seguro da legitimidade do e-mail não compartilhe os seus dados.

 

Voltar à homepage

 

Mais notícias:

imprimir
Previous post

A RHmagazine anuncia a sua conferência anual 2018

Next post

Winning faz rebranding da imagem de marca

IIRH

IIRH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *