EmpresasLiderança & gestão

Vodafone Portugal desenvolve uma gestão de recursos humanos criativa e inovadora

“Na Vodafone trabalha-se todos os dias de forma apaixonada, procurando superar as suas expetativas e apostando na inovação e na qualidade como pilares de crescimento e da sustentabilidade da Empresa no mercado português. A cada momento os desafios são transformados em oportunidades e as melhores ideias concretizadas em produtos. Por isso a empresa procura estar rodeada das pessoas certas, apostando no desenvolvimento das competências dos Colaboradores da Vodafone e procurando ativamente no mercado os melhores talentos para integrarem os seus quadros.”

 

A Vodafone Portugal desenvolve, desde a primeira hora, uma política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade que visa assegurar um justo equilíbrio entre as vertentes económica, social e ambiental do negócio, criando valor para clientes, colaboradores, acionistas e sociedade em geral.

Cabe à Fundação Vodafone Portugal um papel determinante na definição e execução desta estratégia. Os investimentos que a Empresa faz e as ações que realiza, no plano interno e externo, preocupam-se não apenas com os objetivos do negócio, mas também em satisfazer necessidades dos stakeholders e em contribuir para o desenvolvimento do país.  Só no exercício fiscal de 2015, a Vodafone Portugal investiu mais de 3,8 milhões de euros em programas de responsabilidade social.

Na dimensão interna, têm sido realizados programas de responsabilidade social focados na excelência do serviço ao cliente, designadamente na adaptação de produtos e serviços para pessoas com necessidades especiais, na eficiência operacional e em iniciativas que promovam a motivação e satisfação dos colaboradores e famílias.

No plano externo, os projetos e iniciativas são realizados geralmente através de protocolos e parcerias celebradas com entidades públicas e instituições particulares sem fins lucrativos. Estes projetos privilegiam a promoção e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadores, não comerciais.

Stakeholders engagment

A Vodafone Portugal atribui a maior importância à sua filosofia de comunicar e envolver colaboradores, clientes, fornecedores e outros stakeholders, para com mais rigor e riqueza de contributos, definir a sua estratégia de responsabilidade social e sustentabilidade.  Deste modo, a informação flui com maior clareza nos dois sentidos e permite encontrar caminhos e soluções mutuamente vantajosas para várias partes.

Para o efeito a empresa utiliza um vasto leque de instrumentos de comunicação, desde a Intranet, Newsletter, Inquérito de Satisfação, Relatório de Responsabilidade Social, Relatório e Contas, Avaliação de Desempenho, até às reuniões de grupos de trabalho, debates e conferências, eventos institucionais, entre outros.

A Vodafone Portugal reconhece que as pessoas são um dos seus principais ativos e investe significativamente na sua motivação e valorização pessoal e profissional. Tem implementado, por isso, um relevante conjunto de projetos, programas, compensações diretas e benefícios para atrair e reter profissionais de elevada capacidade, competência e qualidade pessoal. Exemplo disto é o conjunto de ações desenvolvidas através do Clube Vodafone, que objetivam aumentar a motivação e satisfação dos colaboradores, bem como promover uma ligação emocional positiva do colaborador e sua família à Empresa, tais como workshops de suporte básico de vida, de guitarra, de fotografia, primeiros socorros, horta na varanda, ou até literacia financeira. São ainda organizados passeios temáticos e culturais pela cidade para as famílias, vendas de natal, festas para os filhos dos colaboradores, entre muitas outras iniciativas.

A Empresa desenvolve uma gestão de recursos humanos criativa e inovadora, que estimula também a participação ativa dos seus colaboradores em ações de voluntariado e solidariedade social, pondo as suas competências técnicas ao serviço da comunidade. Para ações de voluntariado propostas pela Empresa, cada trabalhador dispõe de 12 horas por ano, sem perda de salário ou quaisquer regalias. A adesão a este programa tem registado cada vez maior adesão, tendo atingido no último ano fiscal mais de mil horas de voluntariado. No total, desde que foi lançado, o programa soma cerca de 8500 horas de voluntariado em áreas como a Educação, a Saúde, o Ambiente ou a Segurança.

Algumas ações impactantes

O Relatório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Social da Vodafone Portugal é um vasto e esclarecedor repositório de políticas, programas, e ações impactantes realizadas pela Empresa, tornando-se uma referência. A título de exemplo, referem-se três, entre outras, pelo reconhecimento alcançado na sociedade portuguesa.

Lançado há já onze anos, o Programa Praia Saudável tem sido um êxito: possibilitou, até agora, salvar 713 vidas e assistir mais de mil banhistas em dificuldades. O Programa – que resulta de uma parceria entra Fundação Vodafone, a Direção-Geral da Autoridades Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa – inclui anualmente 180 zonas balneares e abrangeu já 290 nil crianças.

A Geração Net Sénior, desenvolvido desde 2010 em parceria com municípios e ONG (Organizações não Governamentais) é um projeto que tem como objetivos atenuar o isolamento dos idosos e ajudá-los em tarefas e obrigações quotidianas, como o pagamento de serviços, o acesso a serviços de saúde e marcação de consultas ou a movimentação de contas bancárias.

De salientar, por fim, o projeto 1ª. Aldeia de Montanha Inteligente, parceria da Fundação Vodafone com o Município de Seia, que visa dotar a aldeia do Sabugueiro de soluções tecnológicas fundamentais para o seu desempenho ambiental e desenvolvimento económico e, última análise, para a qualidade de vida das populações locais.

 

Previous post

Simule o que a sua empresa pode poupar com o TICKET RESTAURANT®

Next post

ManpowerGroup marca presença pela 12ª vez no World Economic Forum

Vanessa Henriques

Vanessa Henriques

Diretora Executiva da RHmagazine

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *